Foto: Agência Pará.
Foto: Agência Pará.

Presidente da França recebe óculos de miriti desenvolvido em Belém

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Óculos de realidade virtual vem sendo utilizado para facilitar a aprendizagem de disciplinas como geometria, geografia, entre outras atividades

O presidente francês, Emmanuel Macron, foi presenteado com um MiritiBoard VR, óculos de realidade virtual, feito de miriti, árvore nativa da Amazônia. O acessório foi desenvolvido no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, pela empresa Inteceleri, residente do complexo. O presente foi entregue durante um evento em homenagem aos 140 anos da Aliança Francesa, em Paris. A notícia foi divulgada na rede social da organização, na semana passada.

CONTINUE LENDO...

A presidente da Aliança Francesa, em Belém, Sabine Galvão, foi quem entregou a lembrança. “A senhora Sabine levou os óculos de miriti ao presidente para valorizar o artesanato, todas as competências locais, produtos e a tecnologia feita na Amazônia”, detalha Justine Delefortrie, diretora da escola de idiomas na capital paraense.

A parceria entre a Aliança Francesa e a startup Inteceleri começou em 2021, quando a instituição de ensino se interessou em utilizar os óculos de realidade virtual como parte da metodologia de aprendizado do idioma. A ferramenta tecnológica, com um ambiente interativo, e também com o metaverso, que simula a realidade, facilitou a didática com os estudantes, através de trilhas de aprendizagem que foram criadas.

“Nas trilhas, nós usamos a tecnologia para gerar e facilitar o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando uma experiência imersiva, onde ela gera conhecimentos teóricos, depois conhecimentos intrínsecos, que façam sentido para o aluno e por último a transformação de tudo em prática” explica Walter Junior, CEO da Inteceleri.

A cooperação da startup do PCT Guamá com a instituição em Belém deve continuar. A ideia é captar recursos para ampliar o aplicativo Geometa, que permite o aprendizado de geometria plana e espacial dentro do metaverso, trazendo novos elementos da língua e da cultura francesa, e assim os estudantes poderão aprender matemática e francês simultaneamente no ambiente virtual. “Estamos usando óculos de miriti para ensinar a língua francesa, e agora estamos em colaboração com a Inteceleri para também incluir o francês dentro do geometa”, comenta Justine.

O projeto visa atingir cerca de 150 mil estudantes da rede pública no Pará e no Amapá. “Depois que nós conhecemos a Aliança, tivemos um destaque muito grande no mundo todo, e com isso a embaixada Francesa ficou interessada em nos conhecer também. Estabelecemos um contrato, que possibilita patrocínios e investimentos, para que possamos trazer mais elementos conectados à língua francesa para o nosso aplicativo”, acrescenta Walter Junior. 

Tecnologia para educação na Amazônia

O MiritiBoard VR é um óculos de realidade virtual que utiliza a fibra de miriti como matéria-prima, e foi desenvolvido pela Inteceleri em 2017 para promover a imersão de alunos e professores em espaços virtuais, facilitando a aprendizagem de disciplinas como geometria, geografia, entre outras atividades. O acessório oferece um aprendizado dinâmico e sustentável, e torna o processo de ensino, principalmente para crianças e adolescentes, mais atrativo, através de uma metodologia de ensino inovadora com demonstrações práticas de conceitos em várias áreas do conhecimento. 

No mercado de tecnologia para educação desde 2014, a Inteceleri atua na criação de jogos e metodologias inovadoras, com o objetivo de ajudar professores e alunos de maneira mais dinâmica. Mais de 450 mil alunos nos estados do Pará, Amapá, Ceará, Maranhão e Amazonas, já foram alcançados pelos projetos desenvolvidos pela startup instalada no parque tecnológico do Pará. 

Com informação da Agência Pará.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }