Reprodução: Bruno Carachesti
Reprodução: Bruno Carachesti

Profissionais recebem treinamento de reabilitação de fauna em Belém; assista

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Foi realizado nesta quarta-feira, 02, e quinta-feira, 03, no Centro de reabilitação e Despetrolização de Fauna (CRD-Belém), a capacitação para profissionais que atuam na preservação ambiental da região Norte (veja o vídeo abaixo).

O objetivo do treinamento é colaborar para que os profissionais de diferentes órgãos e organizações da região estejam aptos a atuar em cuidados com animais em caso de acidentes ambientais.

Participaram 11 profissionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Centro de Triagem de Animais Silvestres da Ufra, Projeto Bioma, Instituto Bicho d’água, Projeto de Monitoramento de Desova de Tartaruga Marinha (PMDTM), além da Clínica Cora.

A iniciativa, realizada pela Petrobras, é uma maneira de potencializar o uso do espaço, aberto em janeiro. “Estamos mobilizados não só como uma exigência a ser cumprida para a perfuração, mas também para impactar positivamente onde atuamos. Por isso, acreditamos que esse tipo de treinamento fortalece nossa rede local e torna profissionais mais qualificados para a região, deixando um importante legado”, disse Camila Mayumi, bióloga coordenadora do Centro.

Construído no distrito de Icoaraci, em Belém, para atender uma das exigências do Ibama para o licenciamento da perfuração de um poço para pesquisar petróleo na chamada Margem Equatorial, a unidade tem o objetivo de resgatar e reabilitar animais oleados na região.

A estrutura conta com seis salas para atendimento e manejo veterinário emergencial de diversos animais simultaneamente, tanto avifauna quanto fauna aquática.

O espaço conta com ambientes de triagem, estabilização, despetrolização , que é o processo de retirada de óleo do animal, secagem, reabilitação e soltura. O local tem capacidade para atender cerca de 30 animais, como tartarugas, aves e mamíferos.

CONTINUE LENDO...

Assista:

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }