o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em passagem pelo Pará, para entrega das 222 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, em Abaetetuba, nordeste do Estado, falou sobre as expectativas para a COP30 que acontecerá na capital, Belém, em 2025.
“Vamos mostrar que o Pará é a terra do Carimbó, vão ter que comer açaí e ver que o povo brasileiro sabe tratar o outro com respeito”, disse o petista.
A candidatura do Brasil, oficializada em maio, recebeu apoio praticamente unânime dos demais países sul-americanos, uma exigência das Organização da Nações Unidas (ONU) para a escolha, e deve ser oficialmente confirmada no fim do ano, durante a COP28, em Dubai. Apesar disso, o processo de organização já está em curso.
A realização de um evento do porte de uma COP vai exigir um “grande esforço” da cidade-sede e do país. Segundo o secretário de Clima, Energia e Maio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), André Corrêa Lago, são esperadas dezenas de milhares de pessoas em Belém.
O Roma News, por meio da editoria Roma Sustentabilidade, acompanha todos os assuntos relacionadas à realização da COP30 em Belém.