Foto: Agência Pará.
Foto: Agência Pará.

Segup apresenta ações integradas de segurança pública para a Cúpula da Amazônia

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Ações visam reforçar a segurança no entorno do local do evento, assim como em Belém, com monitoramento ostensivo das vias e apoio às escoltas de autoridades

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), juntamente com a Polícia Federal e demais órgãos do Sistema de Segurança do Estado, apresentaram nesta quarta-feira, 2, as ações integradas voltadas para o evento da Cúpula da Amazônia, que ocorrerá nos dias 08 e 09 de agosto, em Belém, no Hangar Convenções e Feiras.

CONTINUE LENDO...

As ações têm como objetivo reforçar a segurança no entorno do local do evento, assim como, na capital do Estado, com monitoramento ostensivo das vias e apoio às escoltas que farão a logística de transporte das autoridades presentes no encontro.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, explicou a dinâmica de segurança e o papel do Estado nas ações desenvolvidas para receber os participantes e autoridades que virão à Belém para os Diálogos Amazônicos e Cúpula da Amazônia. 

“O papel da segurança do Estado é dar apoio e suporte nas ações desenvolvidas pela Policia Federal, e assim, garantir que os eventos previstos, como os Diálogos da Amazônia e a Cúpula da Amazônia possam transcorrer sem transtornos para a cidade, dirimindo os impactos no trânsito e na mobilidade da população, bem como, para as autoridades que participarão do evento”, falou o titular da Segup 

A superintendente Regional da Polícia Federal em exercício, delegada Giselle Fonseca, pontuou a participação da PF como líder situacional do esquema de segurança que envolve as autoridades e líderes dos países que estarão em Belém nos dia 08 e 09 de agosto.

“Todo o trabalho de segurança desenvolvido para atender as autoridades que estarão presente em Belém são de nossa atribuição. Nossos agentes são preparados para esse tipo de execução. Temos todo um aparato necessário para apoio das escoltas e da segurança das autoridades. Essa operação de segurança está sendo orquestrada com todas as forças de segurança pública e o papel da Polícia Federal é principalmente na segurança de dignitários”, explicou a delegada Giselle Fonseca. “Nossa equipe vai atuar desde o dia que a autoridade chegar à Belém, até o embarque para retorno. A Polícia Federal está articulada para atender todos os dignitários, para que cada um tenha sua equipe específica”, ressaltou.

Ações – Para reforçar as ações do estado em apoio ao evento, os órgãos de segurança suspenderam as férias do efetivo no período de 01 a 10 de agosto. 

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar e polícias Civil e Científica prestam apoio na fiscalização, perícia e averiguação dos espaços onde as autoridades de estado estarão presentes. Os locais também sofrerão varredura dos esquadrões anti-bomba realizados pela Policia Federal com o apoio do Estado por meio das polícias Civil, Militar e Científica. 

As escoltas dos ministros de Estado dos países e dos representantes dos Governos Estaduais do Brasil serão realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com apoio da Polícia Militar. A segurança dos chefes de Estado e presidente da República será realizada pela Polícia Federal e Forças Armadas.

O Estado também dará auxílio também no apoio e suporte para guarda de aeronaves pela Força Aérea. Os rios e áreas fluviais no entorno da capital terão o suporte e fiscalização da Marinha do Brasil com apoio do Grupamento Fluvial de Segurança (Gflu).

Trânsito – Equipes do Detran e da PRF estarão com batedores e bloqueio temporário das vias, a fim de auxiliar as escoltas das autoridades. A organização do trânsito em torno do local do evento e nas vias de acesso ao Hangar contará com o apoio da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e da Guarda Municipal de Belém.

Com informação da Agência Pará.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }