Seop conhece em Recife projetos que permitem o convívio das pessoas com os rios

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O encontro promoveu troca de experiências e metodologias para construção de moradias e urbanização de áreas próximas a cursos d’água

Para o aperfeiçoamento e fortalecimento de planos e ações de intervenções urbanísticas na cidade de Belém, nesta semana a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) esteve em Recife, capital de Pernambuco, para dialogar e trocar conhecimentos com o prefeito João Campos (PSB) e sua equipe técnica de obras e infraestrutura. 

CONTINUE LENDO...

O secretário de Estado de Obras Púbicas, Ruy Cabral, e sua equipe fiscalizaram in loco pontos estratégicos, como o Parque das Graças, um espaço de lazer e contemplação às margens do Rio Capibaribe, que recebeu benfeitorias para gerar um convívio seguro entre o rio e as pessoas. Também foi visitado o Conjunto Habitacional Encanto Moça I e II, e feito um roteiro pelos rios Pina e Capibaribe para verificar as palafitas que se assemelham às de Belém, e compreender a metodologia de trabalho para a requalificação do espaço com a implantação de um projeto urbanístico, bem como a realocação dos moradores para um espaço habitacional.

O secretário Ruy Cabral informou que o objetivo foi obter conhecimentos para futuros projetos no Pará. “Tomamos o município de Recife como referência para elevarmos os nossos conhecimentos para a resolução de problemas de alagamento no entorno dos canais, porque Recife se assemelha muito com o município de Belém por conta da sua quantidade de canais e córregos que serpenteiam o perímetro urbano. Lá, eles desenvolvem projetos que já foram premiados, inclusive para qualificar a vida desses cidadãos que estão às margens desses canais, em cima de palafitas, morando em condições de insalubridade e periculosidade, e eles obtiveram sucesso. Nossa comitiva tomou como referência justamente para que nós pudéssemos qualificar o nosso aprendizado, buscar ideias e conceitos novos nas tratativas com a população. Visitamos as margens do Rio Pina, os habitacionais do Encanto da Moça, da Brasília Teimosa, que são áreas de periferia que se assemelham à nossa condição. Desta forma, ter um novo aprendizado, uma nova metodologia, e filtrar aquilo que é de mais interessante para nós”, disse o gestor.

Interação – Outro local visitado foi a Praça da Infância, que integra elementos ambientais, espaços para brincadeiras e valorização das tradições culturais, envolvendo crianças no mundo da arte, cultura e paisagismo, que são estímulos para o aprendizado. O equipamento foi projetado para ser um modelo a ser replicado em outros bairros, enfatizando os conceitos de interação.

Acompanhado da arquiteta Naira Carvalho e engenheira civil Aurilene Flexa, o titular da Seop e a equipe técnica da Prefeitura de Recife trocaram experiências quanto à metodologia de elaboração de projetos, por meio de encontros com a comunidade, para um projeto mais adequado aos anseios da população. 

O intercâmbio ocorreu entre os dias 25 a 27 de julho, e fortaleceu a busca de conhecimento, para que a equipe técnica da Seop possa construir novos conceitos e, principalmente, captar recursos para o melhor investimento e elaboração de projetos que atendam à necessidade das comunidades instaladas às margens de canais.

Com informação da Agência Pará.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }