A capital paraense está sediando desde a última quinta-feira, 3, até o dia 10 de agosto, uma série de eventos reunindo países amazônicos (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) para falar de problemas e soluções em comum. A agenda é preparatória para a COP30, a maior conferência de mudanças climáticas do mundo, cuja edição de 2025 será em Belém.
Desde a última quinta-feira, 3, várias autoridades já estão no Pará para cumprir agenda nos eventos.
Até o momento, quem já está em solo paraense: ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ministro de Justiça e Segurança Pública Flávio Dino, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Mâcedo, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, senador do Amapá Randolfe Rodrigues, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, o vice-presidente do STF, Luis Roberto Barroso e a ministra Carmén Lúcia.
A 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia – Juízes e Florestas, em Belém, começou nesta sexta-feira, 4, em Belém. O evento, que ocorre no Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), segue até este sábado, 5, e reúne autoridades dos poderes Judiciário e Executivo do Brasil, organizações internacionais, da academia e representantes de cortes superiores da Colômbia, do Equador e do Peru.
Também na sexta-feira, 4, houve a cerimônia de abertura do evento Diálogos da Amazônia que segue até este domingo, 5. O evento antecede a Cúpula da Amazônia que acontece nos dias 8 e 9 de agosto.
Lula chega em Belém na terça-feira, 08, iniciando sua presença na Cúpula da Amazônia.