Veja o que diz o manifesto juventude da Amazônia entregue ao governador do Pará na Copa 28, em Dubai

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

As juventudes amazônicas que integram a Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável (COJOVEM), ong sediada em Belém entregaram um manifesto ao governador Helder Barbalho durante a COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes, na última quarta-feira, 6.

O objetivo do documento é garantir a participação nas polícias climáticas no Pará e na Amazônia e reivindicapolíticas públicas sobre clima para as juventudes, com a participação efetiva de jovens também na elaboração das políticas e na implementação de planos e programas de governo. A carta manifesto foi lida ao governador e apresentada, no espaço do Consórcio Amazônia Legal, ao lado da juventude do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará (Malungu) e Federação dos Povos Indígenas do Estado do Pará (Fepipa).

CONTINUE LENDO...

As organizações reivindicam: inclusão das Juventudes amazônidas nas políticas públicas socioambientais do Pará forma transversal; aumento de propostas e orçamentos para Juventudes em Políticas, Projetos, Programas, Planos e Estratégias Climáticas do Estado do Pará, em especial dentro do Plano Estadual Amazônia Agora

“Os jovens são os que mais vão sofrer as consequências dos desastres causados pela crise climática, é por isso também que a gente cobra que invistam na gente. A COP é o ambiente onde conseguimos encontrar tomadores de decisão e promover diálogos. A sociedade civil está mobilizada para conectar o local e global, e nós estamos fazendo isso, pois existem metas a serem cumpridas no Acordo de Paris”, comenta Karla Braga, diretora de projetos, inovação e sustentabilidade da COJOVEM

O governador Helder Barbalho se comprometeu a cumprir as demandas da carta manifesto. “Me comprometo a voltar a Belém e criarmos uma cultura de mais convivência nesse processo de preparação para a COP 30. E não será só da juventude, mas dos povos indígenas, dos movimentos sociais. Acho que é muito importante que vocês participem, até porque isso é um processo cada vez mais de participação social e de contribuição”, reforçou. Com esse diálogo, o governador propôs uma COP da Juventude e dos Movimentos Sociais para 2024.

“Uma pré-COP seria um mecanismo de subsidiar a agenda de 2025. Porque se vocês forem apenas participar, sem um documento previamente elaborado, será uma participação como outras. Queremos vocês nos conteúdos decisórios, não apenas nas fotografias”, enfatizou Helder, sugerindo inclusive a realização de um evento, mesmo que ao nível estadual.

Juventude no Pará
No Pará habitam 2,1 milhões de pessoas com idades entre 15 e 29 anos, que representam 25,87% da população paraense (Censo 2022, IBGE). Para as juventudes das organizações que elaboraram a carta manifesto, é fundamental que o governador Helder Barbalho construa políticas públicas sobre clima e meio ambiente para e com as juventudes. “Não há desenvolvimento sustentável na Amazônia sem as juventudes urbanas e rurais, ribeirinhas, indígenas, negras, extrativistas. E o Pará possui um papel fundamental na construção desse legado”, afirma o documento.

Com informações de Agência Pará

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }