Reprodução: João Gomes / Prefeitura de Belém
Reprodução: João Gomes / Prefeitura de Belém

Veja o que é a Carta de Belém que Edmilson apresentou no Diálogos Amazônicos

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O Fórum das Cidades Amazônicas encerrou na tarde desta sexta-feira, 4, com a assinatura da Carta de Belém, construída por mais de 20 prefeitos de cidades da Amazônia brasileira e internacional. O evento tratou da estruturação e organização urbana em cidades com especificidades amazônicas, desenvolvimento sustentável, bioeconomia, fronteiras, gestão territorial e financiamento para projetos.

A carta, assinada pelos gestores participantes do Fórum, foi lida pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que destacou os principais pontos, como o objetivo de criar um fórum permanente entre os prefeitos da região, dentro da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), para debaterem de forma livre o desenvolvimento da Amazônia.

CONTINUE LENDO...

“Amazônia é povo, são 30 milhões de pessoas. É uma região rica em biodiversidade. A criação de fórum permanente dentro da estrutura da OTCA é a principal proposta do documento, para que os prefeitos da Amazônia brasileira e internacional possam dialogar e debater livremente políticas sustentáveis”, afirmou o prefeito Edmilson Rodrigues.

A carta destaca, também, as peculiaridades da região, a participação ativa dos governos locais e da população para o crescimento sócio econômico e sustentável da Amazônia. 

O documento foi entregue pelo prefeito Edmilson Rodrigues aos ministros das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e das Cidades, Jader Filho. Edmilson Rodrigues pretende entregar a carta aos presidentes dos 8 países da amazônicos, que participarão da Cúpula da Amazônia, na próxima terça-feira, 08, e quarta-feira, 09.

“O intuito que é nossas cidades da Amazônia possam ser ouvidas. É muito importante discutimos o clima, o desmatamento e biodiversidade, mas não devemos esquecer que a grande população da região vive em áreas urbanas. Precisamos ouvir os prefeitos e, a partir da carta, fazer com que o Fórum se fortaleça e suas decisões sejam levadas à frente para implementação de políticas públicas”, disse o ministro das Cidades, Jader Filho.

O Fórum das Cidades foi realizado pela Prefeitura de Belém, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), e em coordenação com o Governo do Estado do Pará, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR), Ministério das Cidades (MCID), Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima (MMA), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) e Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei).,

Veja a Carta de Belém na íntegra:

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }