Vídeo: pintura Kayapó faz sucesso nos Diálogos Amazônicos, em Belém; saiba o que significa

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A pintura Kayapó considera um tributo corporal humano, são feitas pelas mulheres Kayapó com os próprios dedos ou pincéis de tala de folha de palmeira de babaçu, que consegue desenhar traços finos e com distância mínima entre os desenhos. No Diálogos Amazônicos, que começou na última sexta-feira, 4, e segue até este domingo, 6, o portal Roma News conversou com o professor indígena Baby Jump e explicou como é feito, o tipo de tinta usada e os significados.

Segundo o professor indígena, a fruta jenipapo é retirada do mato junto com o carvão e é feita uma mistura que resulta na tinta para que os desenhos sejam feitos.

CONTINUE LENDO...

Cada pintura tem seus significados. O professor seguiu exemplificando sobre a pintura de jabuti tradicional, a mais usada, tanto para festas de homens quanto para a de mulheres.

As pinturas são as marcas de muitas populações e são diferentes para cada ocasião. As tinturas podem se manter na pele por dias.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }