Foto: Ag. Pará.
Foto: Ag. Pará.

Vinte e cinco mil quelônios são soltos em Unidade de Conservação no Sudoeste Paraense com participação de estudantes

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Estudantes da rede pública estadual de Altamira e Vitória do Xingu, na região sudoeste paraense, tiveram a oportunidade de vivenciar o processo de escavação dos ninhos, coleta dos filhotes e da soltura de 25 mil quelônios, entre tartarugas-da-amazônia, tracajás e pitiús, no Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Tabuleiro do Embaubal. 

A Unidade de Conservação (UC) do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) fica localizada em Senador José Porfírio, na microrregião de Altamira. A visita teve como objetivo fomentar entre os alunos das escolas estaduais Padre Eurico e Polivalente, de Altamira, a importância da preservação dos ecossistemas da região.

CONTINUE LENDO...

Com a orientação de biólogos e técnicos especializados, estudantes e professores contribuiram de forma prática na conservação dos quelônios do rio Xingu. A expectativa é que, até o fim deste ano, mais de 600 mil filhotes das três espécies sejam liberados no local. Por esta razão, a atividade proporcionou a todos uma maior sensibilização acerca da importância dessa área e dos animais para o bioma amazônico.

Foto: Ag. Pará.

Segundo o técnico em gestão ambiental do Ideflor-Bio, Atilla Melo, o Ideflor-Bio tem buscado promover ações como essa, que envolvam os estudantes e os conscientizem sobre a importância da preservação dos recursos naturais. “Acreditamos que, ao despertar o interesse e a preocupação desde cedo, esses jovens se tornarão agentes ativos na conservação do meio ambiente, contribuindo para o nosso trabalho e, principalmente, para a construção de um futuro sustentável”, frisou o especialista.

Com informações da Ag. Pará

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }