Publicado em 24 de novembro de 2024 às 19:30
Milhares de devotos de Nossa Senhora das Graças lotaram as ruas de Icoaraci na manhã deste domingo, 24, para participar da 72ª edição do Círio local. Antes da saída da procissão dos fiéis, uma missa foi celebrada em frente à Igreja de São Sebastião, na Orla do Distrito. Conforme a Polícia Militar do Pará, mais de 250 mil pessoas estiveram presentes, entre fieis que acompanharam na frente de suas casas, ou promesseiros que acompanharam o trajeto nas ruas, em direção ao Santuário de São João Batista e Nossa Senhora das Graças, marcando uma grande tradição.
Com pouco mais de três horas, a chegada do Círio correu por volta das 11h30, e foi marcada pela celebração de uma missa, presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Com o tema "Maria, cheia de graça, mestra da oração", a festividade segue até o dia 3 de dezembro.
Durante o percurso um corredor de homenagens com devotos agradecendo e louvando a padroeira. Para Sandra Corrêa, coordenadora geral do evento há quatro anos, participar do Círio "é um momento de felicidade, uma grande bênção". Isso porque sempre há algo diferente que soma para a vida dos devotos, em especial para a própria Sandra, de uma família católica que tem como tradição participar da Festividade de Nossa Senhora das Graças em Icoaraci de Nossa Senhora de Nazaré, no centro de Belém.
Para psicóloga Ananda Carvalho, 35, esse foi um momento de renovação. "A nossa família participa do Círio em Belém, mas também aguarda ansiosamente por este momento do Círio de Icoaraci, é como se pudéssemos viver o momento duas vezes. Preparamos a casa, para receber a visita de Nossa Senhora das Graças. Estamos aqui hoje para agradecer muitas bençãos alcançadas e renovar a nossa fé", afirma.
Conforme a coordenação do evento, o Círio de Icoaraci trouxe uma novidade em relação a corda. "Este ano mudamos o formato da corda. Antes era oval, hoje é linear, contendo 2 estações de tração onde cada uma possui 35 metros de corda e um Núcleo da Berlinda onde possui 15 metros de corda", afirma Liliane Silva