Campanha nacional recupera mais de 2,6 mil celulares roubados

O objetivo da iniciativa é desestimular o comércio ilegal de telefones celulares no país.

Imagem de perfil de Agência Brasil

Agência Brasil

Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 19:50

Iniciativa é da Operação Mobile, do Ministério da Justiça.
Iniciativa é da Operação Mobile, do Ministério da Justiça. Crédito: Freepick

Uma campanha de notificação eletrônica motivou mais de 2,6 mil pessoas que estavam em posse de telefones celulares furtados ou roubados a entregarem os aparelhos espontaneamente à Polícia Civil, em 11 das 27 unidades federativas. Os 2.606 aparelhos recuperados entre novembro e a primeira quinzena de dezembro deste ano serão agora devolvidos aos seus donos originais.

As intimações para a devolução voluntária de aparelhos adquiridos irregularmente foram enviadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por WhatsApp, no âmbito da Operação Mobile, coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (Concpc).

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Operação Mobile foi uma primeira oportunidade para os 11 estados que integram o grupo de trabalho criado no início de agosto, com a missão de elaborar o protocolo e aplicar pela primeira vez, o protótipo do programa baseado na experiência piauiense.

Integram o grupo o Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.