Ex-deputado Daniel Silveira é preso por descumprir medidas judiciais

Silveira deve ser transferido para o presídio Bangu 8

Publicado em 24 de dezembro de 2024 às 09:15

Daniel Silveira - 
Daniel Silveira -  Crédito: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Na manhã desta terça-feira, 24, o ex-deputado federal Daniel Silveira foi novamente preso pela Polícia Federal (PF), na cidade de Petrópolis (RJ), após descumprir medidas judiciais cautelares. Silveira deve ser transferido para o presídio Bangu 8.

O ex-parlamentar, preso inicialmente em fevereiro de 2023, havia sido beneficiado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com liberdade condicional, na última sexta-feira, 20.

Mas, o benefício concedido a Silveira foi submetido a medidas cautelares, como uso da tornozeleira eletrônica e a proibição de utilizar as redes sociais. Em nova decisão sigilosa, Moraes ordenou uma nova prisão ao ex-deputado, por descumprimento de uma das cautelares.

Silveira foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por crime de ameaça ao Estado Democrático de Direito e coação no curso do processo. O ex-parlamentar já havia recebido do STF o direito de progredir para o regime semiaberto, que já estava sendo cumprido em uma colônia agrícola.

Quase 2 anos detido em regime fechado, Daniel Silveira havia sido transferido de um presídio para a Colônia Agrícola Marco Aurélio Vergas Tavares de Mattos, em Magé, na Baixada Fluminense, também no Rio.