Mpox: fabricante de vacina pede autorização para imunizar adolescentes

Imunizante é indicado para pessoas a partir de 18 anos.

Publicado em 16 de agosto de 2024 às 18:30

O Ministério da Saúde informou que negocia, junto à Organização Pan-Americana da Saúde, a aquisição emergencial de 25 mil doses da vacina Jynneos.
O Ministério da Saúde informou que negocia, junto à Organização Pan-Americana da Saúde, a aquisição emergencial de 25 mil doses da vacina Jynneos. Crédito: Fabio Rodrigues/Agência Brasil

A Bavarian Nordic, fabricante da vacina contra a mpox Jynneos, solicitou à Agência Europeia de Medicamentos autorização para que a dose possa ser aplicada também em adolescentes. Atualmente, o imunizante tem indicação apenas para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos.

A empresa se baseou em resultados preliminares de um estudo encomendado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos e pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas também dos Estados Unidos, conduzido em 315 adolescentes com idades entre 12 e 17 anos e entre 211 adultos com idade igual ou superior a 18 anos.

Os números, segundo a Bavarian Nordic, demonstram que o imunizante é igualmente eficaz entre adolescentes e entre adultos, com perfil de segurança semelhante em ambos os grupos após vacinação com duas doses-padrão. No pedido enviado à EMA, a empresa pede autorização para que a dose possa ser aplicada em adolescentes de 12 a 17 anos.

“Embora seja atualmente indicada apenas para adultos com 18 anos ou mais, a vacina já recebeu autorização de uso emergencial em adolescentes, pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos, durante a emergência global por mpox em 2022”, destacou o fabricante em comunicado.

Por Agência Brasil