Presidente do BC: 'Se precisar subir os juros, vamos subir os juros'

O presidente do BC ainda ressaltou que, ao decidir sobre as futuras políticas monetárias, a instituição está atenta a esses movimentos.

Publicado em 20 de agosto de 2024 às 13:25

Campos Neto - Presidente do Banco Central
Campos Neto - Presidente do Banco Central Crédito: Agência Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, na manhã desta terça-feira, 20, afirmou que "se precisar subir os juros, vamos subir os juros”. O discurso aconteceu durante evento promovido pelo BTG Pactual, em São Paulo. Segundo ele, a decisão dependerá das projeções econômicas, nacionais e internacionais.

Campos Neto afirmou que colegiado do banco sempre vai “perseguir a meta de inflação” e reafirmou que “nunca viu um espírito de equipe tão bom no Banco Central como nas últimas reuniões”. Em sua avaliação, a mensagem do Banco Central continua muito parecida com a da ata do Comitê de Política Monetária (Copom).

Ele reconheceu que economistas, incluindo ele próprio, têm errado nas projeções de crescimento, e que a economia brasileira demonstra sinais de força, com inflação controlada em 4,5% nos últimos 12 meses e com as previsões de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) se aproximando de 3%. “Os dados estão muito melhores no Brasil do que os preços refletem”, afirmou.

Com informações do Metrópoles