WhatsApp começa a liberar recurso que transcreve áudios; veja como usar

Opção ajuda usuários a economizarem tempo ao ler o que foi dito pela outra pessoa, em vez de ouvir toda a gravação. Segundo o WhatsApp, a novidade estará disponível para todos em algumas semanas.

Publicado em 22 de novembro de 2024 às 08:56

A atualização estará disponível para todos em algumas semanas.
A atualização estará disponível para todos em algumas semanas. Crédito: Agência Brasil

O WhatsApp começa a liberar na quinta-feira, 21, um recurso que transforma as mensagens de áudio no aplicativo em textos. Com a novidade, os usuários poderão economizar tempo ao ler o que foi dito pela outra pessoa, em vez de ouvir a gravação.

A ideia é permitir que o usuário saiba o conteúdo da mensagem de voz quando não quiser ouvir um áudio muito longo ou quando estiver em um ambiente barulhento. Para isso, será preciso habilitar o recurso nas configurações e selecionar áudios que deseja transcrever.

As transcrições geradas pelo aplicativo ficam armazenadas no seu celular e, assim como as demais mensagens, são protegidas por criptografia de ponta a ponta. De acordo com o WhatsApp, ninguém, nem mesmo a plataforma, pode ouvir ou ler esse conteúdo.

A atualização estará disponível para todos em algumas semanas. Ela será liberada primeiro em idiomas selecionados, mas será levada para outros nos próximos meses.

Veja como ativar recurso do WhatsApp que transforma áudios em textos:

Abra as "Configurações" do WhatsApp;
Clique em "Conversas";
Selecione "Transcrição de mensagens de voz" e ative a opção;
Em seguida, escolha o idioma de sua preferência.

Com as configurações definidas, o aplicativo permitirá transcrever áudios. Para isso, basta manter a mensagem de voz pressionada e selecionar a opção "Transcrever".

Com informações do G1