Após vazamento de amônia, fábrica é autuada por omissão em Barcarena, na Grande Belém

Oito funcionários foram encaminhados para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vila dos Cabanos após apresentarem irritação no nariz, na garganta e desconforto respiratório.

Publicado em 20 de dezembro de 2024 às 12:52

Oito funcionários foram encaminhados para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vila dos Cabanos.
Oito funcionários foram encaminhados para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vila dos Cabanos. Crédito: Reprodução

Após funcionários passarem mal em decorrência de um vazamento de amônia ocorrido na fábrica Sambazon, na noite da última quarta-feira, 18, localizada em Barcarena, na Grande Belém, o estabelecimento foi autuado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semade), na manhã desta sexta-feira, 20, por não comunicar o ocorrido.

Oito funcionários foram encaminhados para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vila dos Cabanos após apresentarem irritação no nariz, na garganta e desconforto respiratório. Todos receberam alta ainda no mesmo dia.

A Semade realizou uma inspeção na manhã da última quinta-feira, 19, onde além da autuação, solicitou à empresa a apresentação de documentos referentes ao plano de emergência e segurança. A causa do vazamento ainda não foi esclarecida.

A prefeitura de Barcarena informou que está acompanhando o caso para garantir que as medidas necessárias sejam tomadas, priorizando a segurança dos trabalhadores e do meio ambiente. Até o momento, a Sambazon não se manifestou sobre o ocorrido.

Confira a nota da prefeitura de Barcarena:

“A prefeitura de Barcarena informa o resultado da primeira inspeção realizada após vazamento de amônia em uma empresa instalada no município.

A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Barcarena (Semade) realizou uma inspeção na empresa Sambazon, após a ocorrência de um vazamento de gás (amônia), na noite da última quarta-feira (18), que resultou no encaminhamento de oito funcionários para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Durante a inspeção na manhã de ontem (19), a empresa foi autuada pela ausência de comunicação do incidente à Semade, como determina a legislação. Além disso, foi solicitada a apresentação de documentações relacionadas ao plano de emergência e segurança.

A Semade reforça que continuará monitorando a situação para garantir que todas as medidas sejam adotadas e que a segurança dos trabalhadores e do meio ambiente seja preservada”.