Belém: obras de trecho do canal da Gentil estão na reta final

A obra faz parte de um conjunto da política de saneamento nos canais de Belém, que vêm sendo realizada desde 2019 e que integra também pacote de obras estruturantes da COP 30.

Publicado em 9 de janeiro de 2025 às 22:11

O trecho entre a Rua da Olaria e a Tv. Teófilo Conduru corresponde a cerca de 550 metros do canal.
O trecho entre a Rua da Olaria e a Tv. Teófilo Conduru corresponde a cerca de 550 metros do canal. Crédito: Bruno Cruz/Agência Pará

As obras de trecho do Canal da Gentil, em Belém, estão em reta final de conclusão. No próximo domingo, 12, durante as comemorações do aniversário de 409 anos da capital, o Governo do Estado entregará o trecho da Rua da Olaria até a travessa Teófilo Conduru.

O Canal da Gentil é um dos 12 canais secundários que integram a Bacia do Tucunduba e recebe investimentos do governo estadual de requalificação e adequação. A obra faz parte de um conjunto da política de saneamento nos canais de Belém, que vêm sendo realizada desde 2019 e que integra também pacote de obras estruturantes da COP 30, por meio do trabalho da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).

O trecho entre a Rua da Olaria e a Travessa Teófilo Conduru corresponde a cerca de 550 metros do canal e recebe serviços de retificação de canal; redes de abastecimento de água e de esgotamento sanitário; asfaltamento das vias marginais; construção de uma ponte e de uma passarela; urbanização viária; aterramento de quintais e ciclofaixa.

Ao todo, serão concluídos os 1.421,00 metros que compreendem o Canal da Gentil. Os serviços, que vão da Avenida Tucunduba até a Rua Deodoro de Mendonça, envolvem saneamento com abastecimento de água, esgoto e drenagem; 5 pontes; 8 passarelas e 1 praça com quadra poliesportiva; 2 playgrounds, 4 academias ao ar livre e 1 pista de corrida. Com a geração de mais de 450 empregos durante as obras, o projeto de saneamento e reurbanização irá beneficiar cerca de 300 mil pessoas.