Belém recebe obras de revitalização, urbanização e reurbanização para a mobilidade

Segundo a prefeitura, as obras incluem melhorias de vias, ciclovias e ciclofaixas na capital paraense

Publicado em 22 de novembro de 2024 às 16:12

Obras na nova Augusto Montenegro.
Obras na nova Augusto Montenegro. Crédito: Divulgação/Seurb

Para melhorar a mobilidade urbana de Belém, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo (Seurb), está garantindo a implementação de cerca de 23 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas revitalizadas na cidade. Parte deste itinerário já foi executado e entregue, enquanto os outros estão com as obras em andamento. Vale ressaltar que os dados correspondem apenas aos serviços realizados pela Seurb, uma vez que existem mais ações executadas por outros órgãos municipais.

De acordo com dados do Ministério dos Transportes, divulgados em junho de 2024, a capital paraense contava 546.029 carros em circulação. As intervenções realizadas pela Seurb, viabilizadas pelos projetos de revitalização, urbanização e reurbanização, ajudam na garantia e incentivo aos belenenses, para que a bicicleta se torne, cada vez mais, um meio de transporte viável e seguro na cidade. Além de contribuir para desafogar o trânsito, pode ser uma proposta para a redução da emissão de gases poluentes e uma vida mais saudável.

“Amei essa ciclovia, ficou linda, simples, com espaço ótimo pra gente andar. Tudo depende das pessoas respeitarem. Cabe a nós, agora, zelarmos pelo que o prefeito fez. Só tenho que agradecer a Deus pelo serviço da Prefeitura”, elogia o carpinteiro Juraci Almeida, de 65 anos. Ele anda de bicicleta para fazer diversas atividades do seu dia a dia e pedala sempre pela nova ciclovia da nova avenida Augusto Montenegro.

O autônomo Cavalcante da Silva, de 51 anos, pedala sempre de Icoaraci até o bairro de Tenoné e vice-versa, e gostou dos serviços feitos na ciclovia. “Ando de bike para trabalhar e sempre faço esse caminho. A ciclovia está ótima, porque ajuda a evitar acidente na avenida. A tranquilidade também aumenta e dá até para ouvir uma boa música ao pedalar”.

Romulo Maiorana – A obra de reurbanização da avenida Romulo Maiorana conta com total de 3,25 quilômetros de ciclovias, indo da avenida Doutor Freitas até a travessa Antônio Baena, no Marco. Dos 3,25 quilômetros de ciclovias, 745 metros lineares de ciclovia já foram concluídos, assim como todo o primeiro trecho das obras de reurbanização da via, entre as travessas Doutor Freitas e Lomas Valentina. A entrega aconteceu em julho de 2024.

O motorista de ônibus Nonato Brasil conta que pedala sempre pela avenida Romulo Maiorana e também considera a obra bonita. “Mudou muito, ficou bom e mais seguro. Por isso, ando por aqui de bicicleta também. É importante que as pessoas respeitem e cuidem do lugar”.

“A ciclovia está bem revitalizada, bonita e ajuda na nossa segurança. É importante que as pessoas usem ao andar de bike e os carros respeitem o espaço”, pondera Wellington Nascimento, que vai e volta do trabalho de bicicleta pela avenida.

As obras seguem a todo vapor, entre as travessas Lomas Valentina e Vileta, com mais 2,5 km de ciclovia. O prazo de entrega é até novembro de 2025.

Em toda a obra de reurbanização da Romulo Maiorana serão aplicados R$ 27,7 milhões e contará com o que há de mais moderno em projetos urbanísticos: bicicletário, ampliação da quantidade de vagas de estacionamento normatizadas, passeio com piso tátil direcional para deficientes visuais, acessibilidade, equipamentos para os trabalhadores, pontos de táxis, bancos, lixeiras e floreiras, todos provenientes de material ecológico.

Augusto Montenegro – Nas obras de urbanização da nova avenida Augusto Montenegro já foram feitos 3,5 quilômetros de ciclovias. A obra envolve o total de 8,5 quilômetros de via (ida e volta) também com ciclovias, indo do Tapanã até o terminal Maracacuera-Icoaraci, e já avançou em 50% neste trecho.

A entrega da primeira fase das obras foi em julho de 2024, do trecho entre o terminal Maracacuera e o Atacadão (sentido Icoaraci/Belém), com dois quilômetros de obras 100% concluídas.

Outros serviços executados pela Seurb são terraplenagem, drenagem urbana, pavimentação, calçadas, acessibilidade, sinalização e paisagismo e iluminação pública com LED. Do projeto original, desde o Entroncamento até Icoaraci, as obras já alcançaram o total de 70%.

Júlio César – O projeto de reurbanização da nova avenida Júlio César Ribeiro prevê 10 quilômetros (ida e volta) de ciclovias. A obra iniciou em 5 de julho de 2024, conta com duas fases (antes e depois da COP-30) e investimentos de recursos no valor de R$ 136,6 milhões.

A primeira fase segue até agosto de 2025. A obra ocorre na Júlio César, entre a praça São Cristóvão e o Aeroporto Internacional de Belém, em Val-de-Cans.

Ela envolve, ainda, serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo, obras de artes especiais, estações de passageiros e obras de reurbanização destinadas à implantação do sistema de transporte expresso, na avenida Júlio César Ribeiro.

Castilhos França - Um dos projetos já entregue, em novembro de 2023, foi a total revitalização do Boulevard Castilhos França, na Campina, com 257 metros lineares de ciclofaixas. A obra garantiu, ainda, novo calçamento com acessibilidade, iluminação moderna com LED, paisagismo e outros benefícios.

A revitalização faz parte do projeto Boulevard da Gastronomia, com investimentos de mais de R$ 5 milhões. É mais uma opção de lazer em Belém e visa também fomentar o turismo gastronômico na capital.

Apesar da obra estar concluída, serão realizados novos serviços para ajustes e manutenção antes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP-30, em Belém.