Publicado em 2 de janeiro de 2025 às 18:03
Na manhã desta quinta-feira, 02, ocorreu a primeira ação da prefeitura de Belém em 2025 com o programa “Belém Limpa”, na gestão do prefeito Igor Normando (MDB). A iniciativa visa reduzir os impactos da estação chuvosa e promover melhorias na infraestrutura urbana, e incluiu serviços de limpeza nos canais da cidade. A operação iniciou no canal da Antonio Baena, no bairro da Pedreira, e foi acompanhada de perto pelo prefeito Igor Normando.
Etapas e abrangência
Segundo a titular da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana e Conservação, Thayta Martins, a campanha foi dividida em três etapas e terá duração de 100 dias. "Nesta primeira etapa, com duração de 30 dias, o foco será na limpeza de canais, microdrenagem no raio de 1 km em torno dos canais, e intensificação da coleta de resíduos domiciliares e seletiva. Também vamos trabalhar com educação ambiental e revitalização de praças e cemitérios", explicou a Secretária.
Na segunda etapa, a prioridade será a manutenção da iluminação pública e a recuperação asfáltica de vias principais. Já na terceira etapa, será apresentada à população uma prestação de contas com indicadores de resultados, reforçando a transparência das ações realizadas.
Serviços em pontos críticos
A operação já começou a revitalizar os principais pontos críticos de alagamento, como os canais da Antônio Baena, Quintino Bocaiúva e Pedro Miranda. Além disso, haverá mutirões de limpeza em pontos turísticos, manutenção de iluminação pública e ações em 20 praças da cidade.
O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Euler Guimarães, destacou os impactos diretos da limpeza no fluxo de água dos canais. "Estamos aprofundando os canais para aumentar sua capacidade de captação de água e, com isso, minimizar alagamentos. Paralelamente, realizamos serviços de varrição e desobstrução para que a água possa escoar mais naturalmente", detalhou.