Cerca de 3 mil pessoas lotam o Ver-o-Peso para celebrar a nova idade da capital da COP 30

Desde cedo, milhares de pessoas estiveram no ponto turístico para garantir um pedaço do bolo regional de 12 metros.

Publicado em 12 de janeiro de 2025 às 15:45

Cerca de 3 mil pessoas compareceram na cerimônia do corte do bolo do aniversário de Belém
Cerca de 3 mil pessoas compareceram na cerimônia do corte do bolo do aniversário de Belém Crédito: Redes sociais

O Ver-o-Peso, reuniu, neste domingo, 12 de janeiro, aproximadamente 3 mil moradores de Belém na festa que teve como grande atrativo o tradicional bolo para celebrar os mais de quatro séculos de fundação da cidade e ofertar o doce, como símbolo de hospitalidade, para os convidados da festa.

O bolo gigante, de 12 metros, tinha recheio de cupuaçu, castanha-do-Pará e a cobertura de chantilly com frutas. Preparado por uma panificadora de Belém, a produção envolveu quatro profissionais na criação do doce, que valorizou os sabores regionais.

Entre as autoridades estiveram presente a governadora em exercício, Hana Tuma e o prefeito Igor Normando. "É um grande desafio governar Belém. Eu não poderia deixar de agradecer cada um e cada uma por estar conosco nesta grande caminhada, que é governar Belém, a capital da Amazônia, do Brasil e do Mundo”, destacou o prefeito; no discurso Igor também agradeceu à parceria do governo do Estado em um ano estratégico para o Estado.

“Nós assinamos hoje um termo de convênio, uma parceria com o município onde o governo do Estado coloca à disposição da Guarda Municipal armamentos para ajudar no cuidado da segurança da cidade de Belém. Essa união que nós queremos construir ", ressaltou a governadora em exercício Hana Tuma.

COP - Belém sediará a 30ª Conferência das Partes dobre Mudança de Clima (COP30), onde serão discutidas políticas públicas globais para a preservação do meio ambiente. A COP reúne líderes mundiais, especialistas e integrantes da sociedade civil para estabelecer um diálogo de combate às mudanças climáticas.

Bolo - A tradição de distribuir pedaços do bolo atraiu milhares de pessoas. Aproximadamente 3 mil pessoas estiveram presente, segundo dados da prefeitura de Belém. A fila para garantir uma fatia começou cedo e reuniu moradores antigos e novos na capital paraense. Entre eles, Daniel Silva, que mora na cidade há pouco mais de um ano e compareceu pela primeira vez ao evento. “Vou pegar esse bolo e vou levar pelo menos a metade para casa!”, garantiu.

A música ao "Ao Pôr do Sol" foi cantada como tema da festa. A composição paraense, assinada por Firmo Cardoso e Dino Souza, de 1980, e interpretada por Teddy Max enaltece Belém e celebra o amor romântico e idealizado, que se renova a cada entardecer amazônico na ‘Cidade das Mangueiras’.