Conheça três lugares em Belém que exaltam a cultura amazônica

A capital da COP 30 tem lugares onde o público costuma ir para dançar, comer e exaltar a cultura de um povo único, que é o povo belenense.

Publicado em 7 de janeiro de 2025 às 16:32

 - Atualizado há 14 dias

Espaço Cultural Apoena, em Belém. 
Espaço Cultural Apoena, em Belém.  Crédito: Reprodução/ Redes Sociais

Fundada em 12 de janeiro de 1616 por Francisco Caldeira Castelo Branco, Belém é a primeira capital da região Norte do Brasil, e completa 409 anos no próximo domingo.

A cidade é conhecida mundo afora por seus pontos turísticos como mercado do Ver-o- Peso e Estação das Docas, pela culinária com famoso tacacá e o açaí. Chamada também de Metrópole da Amazônia, Belém do Pará agora se prepara para ser sede do maior evento sobre mudanças do mundo, a COP30.

Seja para participar do evento ou não, quem vem a capital paraense pela primeira vez certamente vai procurar os pontos turísticos mais famosos da cidade, mas para quem quer conhecer mais afundo a cultura amazônica que se encontra na capital, precisa conhecer lugares onde o público costuma ir para dançar, comer e exaltar a cultura de um povo único, que é o povo belenense. Por isso o Portal Roma News selecionou três opções de lugares em Belém, que exaltam os aspectos da cultura amazônica raiz.

1 – Espaço Cultural Apoena

O Espaço Cultural Apoena é um dos lugares de Belém que mais respiram a ancestralidade e riqueza cultural paraense e amazônica. O local funciona como palco para artistas locais e foi muito importante para resgatar a cultura dos mestres de carimbó, que estavam perdendo espaço na cena musical da cidade.

Recebendo artistas das mais variadas vertentes musicais e turistas de outras cidades, estados e até mesmo países, o Apoena também traz uma decoração regionalizada com detalhes que lembram a cultura marajoara e ribeirinha. E a comida? totalmente da casa com iguarias que só se encontram no Pará.

Endereço: Av. Duque de Caxias 450, altos, Belém.

2 – Espaço Cultural Coisas de Negros

O Espaço Cultural Coisas de Negros é um complexo cultural no distrito de Icoaraci, que busca a preservação da cultura afro-indígena, estabelecendo parcerias com a comunidade, artistas e coletivos que ocupam o espaço com oralidade e vivencias de ensino aprendizagem. Aos domingos o público pode curtir as rodas de carimbó que já são tradição do Carimbó Urbano na região metropolitana de Belém. O local também tem vendas de comidas típicas do Pará e entra lista de visitantes de fora.

Endereço: Av. Dr. Lopo de Castro, 1081 - Cruzeiro, Icoaraci, Belém.

3 – Ilha do Combu – Restaurante Ribeirinho

A Ilha do Combu é uma extensão da cidade que sem dúvidas é roteiro para os visitantes. Mas dentre as muitas opções de restaurantes, o restaurante Ribeirinho tem uma das áreas mais gostosas. Além da decoração regional com peças artesanais e elementos que lembram o dia-dia ribeirinho, como o matapí e o paneiro de tala, o local abriga uma lojinha de artesanato, e uma samaumeira linda. O cardápio também traz pratos regionais com peixes e camarões, com destaque para as poções de açaí e charque frito. Depois do almoço só um mergulho no rio, uma murrinha e uma rede, coisa típica de belenense.