Em Santarém, Governo do Pará entrega mais duas aeronaves para intensificar combate a incêndios

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil receberam um helicóptero e uma aeronave de asa fixa, entregues pelo governador Helder Barbalho, para ampliar as ações ambientais e humanitárias.

Publicado em 18 de dezembro de 2024 às 18:41

(Novo helicóptero tem capacidade para armazenar até 550 litros de água.)
(Novo helicóptero tem capacidade para armazenar até 550 litros de água.) Crédito: Ronan Frias/Agência Pará 

A região de influência do município de Santarém, no oeste do Pará, já conta com reforço nas ações de combate a incêndios e auxílio humanitário. O governador Helder Barbalho esteve nesta quarta-feira (18) em Santarém para entregar novas aeronaves ao Corpo de Bombeiros Militar e à Defesa Civil Estadual. As aeronaves são essenciais para a logística e operacionalidade das forças de emergência na região.

“Nós estamos ampliando os serviços da Defesa Civil para dar continuidade ao combate aos focos de queimada, já com três helicópteros que estão em atuação, com todos os veículos de combate a incêndio, como também a aeronave para deslocamento de tropa”, informou o Helder Barbalho.

O coronel Jayme Benjó, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, destacou a importância das aquisições para fortalecer as atividades na Região de Integração Baixo Amazonas. “Estamos reforçando as ações na região, especialmente aqui nos municípios em torno de Santarém. Essa entrega representa um avanço crucial no enfrentamento aos incêndios florestais que afetam nossa área”, informou o comandante.

Atuação em emergências - O governador entregou um helicóptero equipado para combate a incêndio, modelo B3, e uma aeronave de asa fixa, modelo Caravan, destinada ao transporte da tropa e de material. As duas aeronaves permitem operações em locais de difícil acesso, por isso são essenciais na atuação do Corpo de Bombeiros em emergências.

O comandante-geral da corporação acrescentou que o helicóptero tem uma estrutura denominada Bambi, que permite o armazenamento de até 550 litros de água. “Essa capacidade é fundamental para um combate efetivo ao fogo em áreas onde o acesso terrestre é complicado. Além disso, o helicóptero pode transportar de cinco a seis militares, otimizando a logística de deslocamento até os focos de incêndio”, disse o coronel Jaime Benjor.

(Com a ampliação da frota do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual, a expectativa é que a resposta às crises ambientais e humanitárias seja mais ágil e eficiente.)
(Com a ampliação da frota do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual, a expectativa é que a resposta às crises ambientais e humanitárias seja mais ágil e eficiente.) Crédito: Ronan Frias/Agência Pará 

As aeronaves vão atuar com 14 caminhões de combate a incêndio, que já operam na região.

Embora com o período de chuvas já iniciado na região, o comandante-geral acredita que a essa estrutura logística será fundamental para a atuação dos militares do Corpo de Bombeiros. “Estamos observando um cenário mais otimista neste ano, pois a rápida resposta do governo, somada às novas aquisições, tem se mostrado eficaz na mitigação dos danos causados pelos incêndios”, assegurou.

Com a ampliação da frota do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual, a expectativa é que a resposta às crises ambientais e humanitárias seja mais ágil e eficiente. “Estamos comprometidos não apenas em combater os incêndios, mas também em garantir que, em casos de emergência, a população receba o suporte necessário para se reerguer”, disse o coronel Jaime Benjor.

Fonte: Agência Pará