Encceja 2024: resultados estão disponíveis para consulta; Seduc orienta sobre emissão do certificado

O Exame é uma oportunidade para quem busca a certificação do Ensino Fundamental e Médio, além de possibilitar a retomada da trajetória escolar.

Imagem de perfil de Agência Pará

Agência Pará

Publicado em 22 de janeiro de 2025 às 10:09

Resultados do Encceja 2024 já estão disponíveis para consulta e Seduc orienta sobre emissão do certificado.
Resultados do Encceja 2024 já estão disponíveis para consulta e Seduc orienta sobre emissão do certificado. Crédito: Agência Pará

Os candidatos que realizaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 já podem consultar os resultados da prova no site da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e solicitar o certificado. As notas estão disponíveis desde a segunda-feira (20) e podem ser obtidas por meio da Página do Participante. 

Inicialmente, os candidatos devem emitir no portal Gov.br o check-list de suas notas e, também, retirar no site da Seduc a Declaração de Proficiência. Com as declarações em mãos, basta os estudantes apresentarem seu RG e CPF ao Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) escolhido no ato da inscrição, para dar entrada na documentação. Os espaços estão localizados nos municípios de Belém, Abaetetuba, Marabá, Santarém e Xinguara.

“O usuário pode emitir gratuitamente e de forma instantânea a Declaração de Proficiência no site da Seduc para solicitar o certificado ao Ceeja mais próximo da sua Região de Integração. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ligar diretamente para os Ceejas ou para a Coordenadoria da Educação de Jovens e Adultos. Estaremos prontos para orientá-los”, frisou a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (Ceja) da Seduc, Ana Cláudia Neves.

Encceja 2024 - As provas do exame foram aplicadas em agosto de 2024 em todos os estados e no Distrito Federal. Os resultados individuais foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 23 de dezembro.

Segundo a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, o Exame “é uma oportunidade para quem não conseguiu concluir os estudos em idade própria e busca a certificação do Ensino Fundamental e Médio, e a gente enfatiza a importância do Encceja como mais um passo dado para a construção de uma educação de qualidade", destacou Ana Cláudia.