Hemopa registra aumento de 15% na coleta de sangue no Pará em novembro

Resultado é reflexo de estratégias e campanhas bem-sucedidas, que incentivam a doação de sangue em Belém e no interior do estado.

Publicado em 7 de dezembro de 2024 às 23:19

Iniciativas facilitam o acesso de voluntários e descentralizam os serviços.
Iniciativas facilitam o acesso de voluntários e descentralizam os serviços. Crédito: Bruno Cruz/Agência Pará

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) registrou um aumento expressivo na coleta de bolsas de sangue em novembro de 2024, alcançando 11.231 bolsas coletadas em suas unidades de Belém e na Hemorrede Estadual. O número representa um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram coletadas 9.776 bolsas.

Esse resultado é reflexo de estratégias bem-sucedidas, como a ampliação da descentralização dos serviços, que levou campanhas de doação para comunidades e municípios antes desassistidos. Em 2024, o Hemopa inaugurou agências transfusionais nos municípios de Ourilândia do Norte, Bragança, Portel, Salinópolis e Santana do Araguaia, além de uma unidade em Belém, no hospital Beneficente Portuguesa.

De acordo com o Hemopa, as novas agências ampliaram a cobertura hemoterápica, facilitando o acesso dos pacientes aos serviços de transfusão e garantindo um estoquei para atender às demandas estaduais.

Além disso, a campanha especial em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, realizada em novembro, foi essencial para mobilizar doadores em diversas regiões. A programação incluiu eventos de sensibilização, homenagens e atividades culturais que reforçaram a importância da doação regular e voluntária.

Fonte: Agência Pará