Publicado em 18 de agosto de 2024 às 21:30
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em colaboração com o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), lançará a primeira ação do Programa Ação para Meninas e Mulheres de Marajó. Na próxima segunda-feira, 19, ocorrerá a cerimônia de abertura da 27ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, às 14h30, na comarca de Salvaterra.
O evento terá a presença da conselheira Renata Gil, supervisora da Política Judiciária Nacional de Combate à Violência contra as Mulheres no Poder Judiciário. A iniciativa no Marajó, que abrange também a comarca de Soure, é liderada pelo TJPA em colaboração com o Governo do Pará. O projeto conta ainda com o suporte do Ministério Público do Estado, da Defensoria Pública do Pará e do sistema de Justiça e Segurança Pública.
A partir das 9h30, haverá uma coletiva de imprensa com a presença da conselheira Renata Gil, da presidente do TJPA, desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, e de outras autoridades.
A agenda da semana inclui discussões com agentes públicos, além de visitas a escolas e instituições da região. O objetivo é aumentar a conscientização da comunidade sobre a luta contra a violência doméstica e familiar, entre outras ações.
A delegação de Brasília, que incluirá a ativista Luiza Brunet e uma equipe de juízas e servidores do CNJ, participará de todas as atividades e eventos relacionados ao tema ao longo da semana. O cronograma prevê a prestação de serviços de cidadania, como emissão de documentos, realização de audiências, fornecimento de orientações jurídicas e assistência social para os habitantes de Soure e Salvaterra, na Ilha do Marajó.