Ministério das Cidades anuncia medidas contra queimadas e fumaça em Santarém

Medidas incluem antecipação de benefícios sociais, envio de recursos humanitários e reforço no combate a incêndios florestais para minimizar os impactos das queimadas no estado.

Publicado em 4 de dezembro de 2024 às 18:19

Ministério das Cidades anuncia medidas contra queimadas e fumaça em Santarém
Ministério das Cidades anuncia medidas contra queimadas e fumaça em Santarém Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou uma série de medidas emergenciais para enfrentar os impactos das queimadas e da fumaça que têm afetado Santarém e outros municípios das regiões sul e nordeste do Pará. As ações foram divulgadas durante entrevista ao programa "Bom Dia, Ministro", da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Entre as medidas anunciadas, estão a antecipação de benefícios sociais e o envio de recursos humanitários para atender as famílias atingidas pela crise ambiental em municípios como Santarém, Marajó e outras localidades. O reforço no combate aos incêndios florestais também faz parte das iniciativas. “Já dialogamos com o ministro Wellington Dias para adiantar o Bolsa Família. Além disso, estamos viabilizando o envio de auxílio emergencial aos pescadores junto ao ministro André de Paula e fortalecendo a entrega de caminhões-pipa, cestas básicas e água potável para os municípios”, detalhou Jader Filho.

O ministro também destacou que articula ações conjuntas com o Ministério do Desenvolvimento Regional e o Ministério da Saúde para reforçar o atendimento às famílias. Segundo ele, problemas respiratórios causados pela fumaça das queimadas têm se tornado frequentes nas regiões afetadas.