Ministro do Turismo recebe passageiros que marcam recorde de movimentação no Aeroporto de Belém em 2024

Aeroporto Internacional da capital paraense, celebra o recorde de 3,9 milhões de passageiros no terminal ao longo de 2024 até o momento.

Publicado em 15 de dezembro de 2024 às 16:10

(Aeroporto Internacional da capital paraense, celebra o recorde de 3,9 milhões de passageiros no terminal ao longo de 2024 até o momento.)
(Aeroporto Internacional da capital paraense, celebra o recorde de 3,9 milhões de passageiros no terminal ao longo de 2024 até o momento.) Crédito: Uchôa Silva/MTur

O Ministério do Turismo registrou neste domingo , 15, um novo recorde no setor. Desta vez em Belém (PA), onde o ministro Celso Sabino, autoridades locais e representantes da Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária do Aeroporto Internacional da capital paraense, celebraram o recorde de 3,9 milhões de passageiros no terminal ao longo de 2024 até o momento. O resultado é cerca de 8% superior ao verificado no mesmo período do ano passado, quando 3,6 milhões de pessoas passaram pelo local.

O ministro Celso Sabino homenageou os viajantes que proporcionaram o alcance da marca, vindos de Brasília (DF) a bordo do voo 3704, da empresa LATAM Brasil. Andrya Dionísio de Brito foi a passageira símbolo do recorde de movimentação no Aeroporto, que fechará este ano com um fluxo de mais de 4 milhões de pessoas.

Sabino afirmou que esse é um momento importante para o turismo em Belém, reforçando a capacidade da cidade de receber grandes eventos. “E são justamente grandes eventos que teremos em 2025, como a COP 30, o encontro do BRICS. E hoje confirmamos aqui os grandes resultados que são fruto do esforço do governo federal em diversas áreas, como o turismo e portos e aeroportos. O turismo em nosso país esse ano quebrou muitos recordes em vários setores, e a mesma coisa ocorreu aqui com o Aeroporto de Belém, com o maior recorde de passageiros de toda a sua história”, afirmou o ministro.

Acompanhado de autoridades como o secretário estadual de Turismo, Eduardo Costa, que representou o governador Helder Barbalho; Paulo Rocha, superintendente da Sudam, diretores da NOA e da LATAM, o ministro Celso Sabino recepcionou Andrya, os demais passageiros e o comandante da aeronave que os trouxe.

O secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, enalteceu parcerias voltadas ao fortalecimento turístico do estado. “Esse é um marco que, sem dúvida, é resultado de esforços conjuntos e principalmente de parcerias, como a do Ministério do Turismo e do governo federal como um todo com o Pará e com Belém, que agora passa a ter relevância e, acima de tudo, excelência no receptivo dessa área tão importante na geração de emprego e renda aos operadores do turismo”, declarou Costa.

Andrya Dionísio, a passageira símbolo da quebra do recorde, também comentou a boa notícia. “Eu fiquei surpresa com o que aconteceu aqui e muito honrada com a homenagem. Esse é um momento particularmente especial para mim porque sou de Belém, estou morando no Sul do país e hoje vim buscar meu filho para morar comigo lá. Então, é uma dupla alegria saber que Belém é uma cidade que já recebe e acolhe um número tão grande de pessoas” declarou.

“Estamos muito orgulhosos que esse momento histórico no turismo do Pará aconteça em uma aeronave da LATAM. Isto porque somos a companhia aérea que mais investe no Brasil, com mais de 1,3 milhão de novos assentos adicionados só este ano no mercado doméstico brasileiro. Não temos dúvidas que iniciativas que estimulam o turismo brasileiro, como o Conheça o Brasil: Voando, são fundamentais para alcançarmos esses números e promovermos cada vez mais as belezas do nosso País”, ressaltou Eduardo Macedo, head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil.

CAPACIDADE 

O Aeroporto Internacional de Belém comporta até 7,7 milhões de passageiros por ano, cenário que, com a realização das adaptações necessárias, atenderá a contento os visitantes de Belém durante a realização da COP 30 de 2025, o maior evento climático do mundo, confirmado pela ONU para novembro na capital paraense.

O novo recorde anual de viajantes encerra um ano de intensa movimentação no Aeroporto de Belém. Diariamente, o terminal realiza cerca de 100 pousos e decolagens, envolvendo 11,2 mil passageiros. São 2,8 mil operações mensais, com uma média de 330 mil viajantes atendidos.

Em maio de 2024, o aeroporto já havia registrado uma alta de 12% no fluxo de viajantes, até então o maior número da história do terminal, e no mês seguinte alcançou a marca de 420 mil passageiros, um novo recorde para junho. A quantidade é normalmente atingida em outubro, por conta das festividades do Círio de Nazaré em Belém.

MELHORIAS

Desde setembro de 2023, o Aeroporto Internacional de Belém é administrado pela Norte da Amazônia Airports (NOA). A empresa promove obras de ampliação do terminal, correspondentes aos investimentos da fase I-B do contrato de concessão firmado com o governo federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor)

Segundo a NOA, as obras incluem a ampliação das instalações, como das posições para o estacionamento de aeronaves, beneficiando o aumento de voos; e, também, o incremento da movimentação de cargas. A etapa atual contempla, ainda, a requalificação e a modernização do terminal, que vão proporcionar melhorias no fluxo de passageiros; o aumento da capacidade de atendimento, a instalação de um novo sistema de climatização, a expansão da área comercial e intervenções para incrementar a eficiência e a segurança operacional.

Confira os recordes registrados pelo Aeroporto Internacional de Belém ao longo de 2024:

• Em maio de 2024, o aeroporto teve o maior movimento de sua história até então, com um crescimento de 12% na movimentação mensal.

• Nos primeiros cinco meses de 2024, o terminal movimentou 1,5 milhões de passageiros, uma alta de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior.

• Em junho de 2024, o aeroporto superou a marca de 420 mil passageiros, entre embarques e desembarques, um recorde para o mês, superado apenas por outubro, por conta das festividades do Círio de Nazaré.

• A expectativa é que o aeroporto feche 2024 com mais um recorde anual de passageiros, ultrapassando os 4 milhões de viajantes.

Fonte: Agência Gov.