Morte de adolescente em colégio de Belém: entenda o que é o mal súbito

Um adolescente de 17 anos morreu após um mal súbito durante a aula em uma escola particular de Belém, na manhã desta segunda-feira, 2. Diante da situação, um questionamento foi levantado: o que é mal súbito e quais as causas? O portal Roma News entrevistou o cardiologista Antônio Monteiro para esclarecer essas...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 11:33

Um adolescente de 17 anos morreu após um mal súbito durante a aula em uma escola particular de Belém, na manhã desta segunda-feira, 2. Diante da situação, um questionamento foi levantado: o que é mal súbito e quais as causas? O portal Roma News entrevistou o cardiologista Antônio Monteiro para esclarecer essas dúvidas.

O que é mal súbito?

O mal súbito é uma condição que pode afetar pessoas de todas as idades e de ambos os sexos, independentemente do estilo de vida. Ele é caracterizado pela perda de consciência ligada principalmente a doenças cardiológicas, seguidas de doenças neurológicas como o acidente vascular cerebral (AVC) e a crise convulsiva aguda. Doenças herdadas e fatores genéticos também podem estar relacionados.

'O mal súbito pode estar relacionado a diferentes especialidades médicas, como cardiologia, neurologia, pneumologia, entre outras. Com relação ao coração, geralmente é causado por distúrbios elétricos do coração, resultando em uma arritmia cardíaca grave, em que o coração funciona de maneira inadequada, impedindo o envio de sangue para órgãos essenciais, como o cérebro. Ou até mesmo evoluindo com uma parada cardíaca e necessidade de intervenção imediata', esclareceu o médico.

Ainda segundo o cardiologista, essa situação pode se manifestar de várias maneiras, dependendo da causa subjacente, mas caracteriza-se por um início súbito e imprevisível, muitas vezes sem sintomas prévios.

Nessa condição, alguns indivíduos morrem instantaneamente e outros falecem após a manifestação de alguns sinais. Porém, dependendo do caso e quando o paciente é socorrido rapidamente, pode se salvar.

O mal súbito afeta mais homens ou mulheres?

Homens na faixa dos 60-70 anos correm maior risco. Nessa fase da vida, 60% dos casos estão relacionados à doença arterial coronariana (obstrução das artérias do coração). Vale ressaltar que, na população em geral, a morte súbita pode ser o primeiro (e último) sintoma de um problema cardíaco.

Crianças e adolescentes podem ter mal súbito?

A condição pode acontecer na infância, mas é rara. Na juventude, geralmente se manifesta durante a prática de alguma atividade esportiva.

'Embora a morte súbita em adolescentes seja rara, é uma questão preocupante. Para reduzir o risco, é importante que os adolescentes realizem exames médicos regulares, especialmente se tiverem história familiar de problemas cardíacos. Em alguns casos, pode ser recomendado realizar avaliações cardiológicas mais detalhadas, como exames de eletrocardiograma ou ecocardiograma, para identificar possíveis problemas cardíacos subjacentes', ressaltou Antônio Monteiro.

. Crédito: .

Antônio Monteiro, cardiologista.

Fique atento: pessoas que têm na família histórico de infarto ou doença genética do coração, pessoas que tiveram um infarto recentemente ou pessoas com insuficiência cardíaca devem ter cuidado redobrado.

Como reconhecer os sintomas de um mal súbito?

A morte súbita é o estágio final de uma série de situações que levam à parada cardíaca e pode precedida por:

- Dor no peito

- Falta de ar

- Fraqueza

- Tonturas

- Palpitações

- Desmaio

- Paralisia do rosto e da perna num dos lados do corpo (sinal de AVC)

- Dificuldade para falar ou compreender a linguagem (sinal de AVC)

- Perda ou obscurecimento da visão — em um olho só (sinal de AVC)

- Perda do equilíbrio ou coordenação (sinal de AVC)

- Dor de cabeça intensa (sinal de AVC)