Publicado em 13 de janeiro de 2025 às 18:06
A aproximação da realização da Cop-30, o maior evento mundial sobre assuntos climáticos, que acontecerá este ano em Belém, estimulou diversas obras pela cidade.
Belém acaba de ganhar um importantíssimo legado histórico, cultural e urbanístico no conjunto de realizações inspiradas no grande evento climático mundial. Trata-se do Mercado de São Brás, um dos exemplos mais significativos.
O antigo complexo foi ampliado, reformado e modernizado, para trazer de volta esse marco histórico e arquitetônico de Belém, que estava bastante degradado, em franco declínio e esquecimento.
As obras foram confiadas à Pinheiro Sereni Engenharia, uma tradicional construtora paraense, que tem mostrado competência e qualidade no trabalho de restauração de diversos prédios públicos de valor histórico.
Além do Mercado de São Brás, que acaba de ser entregue à população da cidade, a Pinheiro Sereni dedicou-se com muito talento e brilhantismo à restauração de outros prédios de Belém, cujas arquiteturas também são de inestimável valor histórico e artístico, como o Palacete Bolonha, Palácio Antônio Lemos e o Palacete Pinho.
Aos 193 comerciantes/permissionários tradicionais do Mercado, estão sendo adicionadas mais 100 lojas do Complexo Gastronômico de São Brás, que estão em processo de instalação. Tudo para garantir o sucesso desse novo complexo gastronômico, turístico e comercial conforme explica o presidente da Organização Social Amazônia Azul, Paulo Uchoa, entidade responsável pela administração do espaço.
“Agora, com a estrutura do mercado entregue, cada permissionário vai fazer o seu espaço, vai customizar a sua parte, em curto de espaço de tempo. “
O mercado continua cumprindo o seu papel e permanece fiel às suas origens, mantendo atividades de comerciantes tradicionais que usam o espaço há décadas.
A vendedora de ervas, Rosana Martins, é um bom exemplo. Ela trabalha há 32 anos no mercado histórico, e comemora os novos tempos. “É um momento para muita comemoração. Ver o mercado dessa maneira tão lindo, parece inacreditável", comenta, animada, a feirante. E conclui: “Vamos receber um público grande. Vamos nos exibir na COP-30, porque é uma coisa tão bela. Quem vê agora, nem vai acreditar.” Esta é uma opinião importante, já que a comerciante é também Presidente da Associação dos Empreendedores do Mercado de São Brás.
Daniel Lima, vendedor de móveis há 22 anos no local, também comemora:
“Hoje, a gente vê o mercado como está, e percebe que é uma grande honra para o paraense, uma grande honra para o belenense ter esse espaço na qualidade que está sendo entregue.”
A área do entorno do mercado foi também restaurada e modernizada, para se integrar ao complexo. Agora, o visitante encontra produtos hortifrutigrangeiros, carne, frango, peixe, marisco, e também o tradicional prato feito, a comida caseira, com muito mais conforte e higiene.
Quem procura excelência gastronômica também encontra no novo Mercado de São Brás. Restaurantes premiados e já consagrados pelos paraenses, e por quem visita Belém, estão trabalhando para ocupar os espaços destinados à boa gastronomia paraense.
O complexo também conta com o seu Polo Moveleiro Paraense, que passa a funcionar no prédio ocupado anteriormente por uma loja do Grupo Yamada.
Uma curiosidade sobre o novo Marcado de São Brás é que os ambientes do complexo foram batizados com nomes de personalidades das artes, da gastronomia e da ciência da capital paraense, já falecidos.
Entre os homenageados destacam-se, entre outros, o nome do engenheiro Augusto Meira Filho, do artista plástico e pintor Acácio
Sobral, do escritor Vicente Cecim, do chef de cozinha Paulo Martins, do poeta Max Martins e do compositor Alcyr Guimarães.
O novo mercado de São Brás conta também com um amplo estacionamento subterrâneo, que é mais um item de qualidade e conforto.
Há de se fazer justiça à equipe da Construtora Pinheiro Sereni, responsável pela obra, que conseguiu restaurar o prédio de maneira impecável, respeitando a sua arquitetura e decoração originais, incorporando, no entanto, as modernidades dos tempos atuais, valorizando todo o bairro, e devolvendo à cidade, um dos seus mais representativos patrimônios históricos e arquitetônicos.
O novo Mercado de São Brás está pronto e entregue, para receber os visitantes da COP-30 e oferecer uma alternativa maravilhosa de lazer e cultura para as famílias de Belém, acessível a toda a população da cidade.
Conheça os nomes dos homenageados pelos espaços do novo Mercado de São Brás:
1. Quiosque Ivana Azevedo
2. Quiosque Moisés Moreira dos Santos
3. Galeria Acácio Sobral
4. Galeria Professor Roberto de La Rocque Soares
5. Nave Adelermo Matos
6. Nave Augusto Meira Filho
7. Nave Ernesto Cruz
8. Boulevard Paulo Martins
9. Pavilhão Coutinho Jorge
10. Espaço Gastronômico Geraldo Lisboa
11. Polo Moveleiro Paraense
12. Praça Max Martins
13. Palco Alcyr Guimarães
14. Galeria Vicente Franz Cecim
15. Galeria João Carlos Pereira