Operação da mina de Sossego é suspensa em Canaã dos Carajás, no Pará

A licença da Vale para operação da mina de Sossego foi suspensa pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) nesta quarta-feira, 21. Segundo a vale, a medida afeta a área de extração localizada na província mineral de Carajás, no sudeste paraense. A mina pertence à Vale Metais Básicos (VBM),...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 14:22

A licença da Vale para operação da mina de Sossego foi suspensa pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) nesta quarta-feira, 21. Segundo a vale, a medida afeta a área de extração localizada na província mineral de Carajás, no sudeste paraense. A mina pertence à Vale Metais Básicos (VBM), subsidiárias de metais não ferrosos da Vale.

Segundo a Semas, a decisão foi baseada após análise de relatórios de informação ambiental anual (RIAAs) referentes aos anos de 2021 e 2022. Além de uma denúncia formal e vistoria técnica realizada entre os dias 23 e 27 de outubro de 2023.

O governo enviou uma notificação para a sede da Vale em Parauapebas, informando a suspensão.

Em resposta, a Vale afirmou estar avaliando as medidas necessárias para restabelecer a vigência da licença de operação da mina. Além disso, reforçou o compromisso com as condicionantes e os controles socioambientais exigidos por lei.

A suspensão da licença, válida até junho de 2025, está respaldada no decreto 1120/2008 (alterado pelo decreto 1881/2009) e no artigo 19 da Resolução CONAMA 237/1997. Assim, a Vale foi alertada de que continuar operando sem licenciamento resultará em sanções administrativas.