Organização identifica mais de 30 paraenses superinteligentes no Estado

Segundo a entidade, o mapeamento dessas pessoas com alta habilidades cognitivas ou superinteligentes é possível após adoção do uso da inteligência artificial.

Publicado em 18 de dezembro de 2024 às 19:44

(A Associação Mensa Brasil mapeou 31 pessoas superinteligentes, no estado do Pará, o dado considerou crianças e adultos, pessoas com altas habilidades.) 
(A Associação Mensa Brasil mapeou 31 pessoas superinteligentes, no estado do Pará, o dado considerou crianças e adultos, pessoas com altas habilidades.)  Crédito: Agência Pará 

A Associação Mensa Brasil mapeou 31 pessoas superinteligentes, no estado do Pará, o dado considerou crianças e adultos, pessoas com altas habilidades. A Mensa Brasil representa uma organização mundial com pessoas de altas habilidades cognitivas, ou seja, pessoas muito inteligentes. O dado considerou um estudo 4.500 pessoas em todo país, mais o acréscimo de 104 pessoas de estados não informados e 21 brasileiros, que moram no exterior.

A organização mundial usa a inteligência artificial para agilizar o processo de identificação e otimizar os métodos de mapeamento dessas pessoas e suas competências. A Mensa Brasil trabalha no intuito de expandir o número de identificação dessas pessoas, inclusive no Pará, que vê o aumento do número de superdotados registrados em seu território.

A Mensa Brasil mapeia pessoas com idades entre 2 anos até os 75 anos, esse trabalho no Pará e no restante do Brasil inclui, além da identificação, a promoção de iniciativas voltadas para a educação, a defesa dos direitos e o fomento ao desenvolvimento das habilidades intelectuais de seus membros.

A identificação e o mapeamento de pessoas superdotadas são executados por meio de testes de inteligência, que são aplicados por profissionais especializados. Após a confirmação da alta habilidade cognitiva, os mapeados têm acesso a uma rede de apoio e oportunidades, para desenvolver suas habilidades cognitivas.

A organização mundial Mensa Brasil defende a implantação de um sistema nacional para avaliação da inteligência dos estudantes nas escolas brasileiras -, o intuito é identificar pessoas superdotadas desde o início da escolarização. O mapeamento dessas pessoas com altas habilidades cognitivas no Pará é compromisso para desenvolver potenciais talentos. O requisito para ingressar na Mensa é ter um QI superior a 98% da população geral.