Período de matrículas na Rede Estadual para o ano letivo 2025 termina neste sábado, 11

As aulas estão previstas para iniciar no dia 27 de janeiro.

Publicado em 7 de janeiro de 2025 às 15:39

(Os interessados podem realizar o processo de matrícula de forma online, por meio do site oficial.)
(Os interessados podem realizar o processo de matrícula de forma online, por meio do site oficial.) Crédito: Pedro Guerreiro/Agência Brasil

O prazo de matrícula para novos alunos na rede estadual de ensino termina no próximo sábado, 11. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) orienta aos pais e responsáveis a não deixarem para última hora e a finalizarem o processo de matrícula dentro do prazo estipulado.

Os interessados podem realizar o processo de matrícula de forma online, por meio do site oficial. A plataforma permite que os responsáveis escolham a unidade escolar e finalizar a inscrição com facilidade, desde que estejam com os documentos necessários em mãos, como RG e CPF do estudante e responsável, comprovante de residência, certidão de nascimento e histórico escolar.

"A expectativa da Secretaria é atender 128.369 alunos para o ano letivo 2025, ou seja, a mais do que a secretaria já atende na sua rematrícula. São 128 mil alunos que estão vindo oriundos da rede municipal e também estão vindo da rede privada e/ou de outras redes de outros estados. O Ensino Fundamental regular vai abrir o sistema com 24.825 vagas distribuídas em todas as escolas que ofertam esse nível de ensino e que não estão com vagas no acordo. A Educação de Jovens e Adultos vai abrir, dos anos iniciais, 9.509 vagas, anos e finais e também Ensino Médio está abrindo 43.721 vagas. Já para o Ensino Médio regular está abrindo vagas 94.916", destacou a diretora de Planejamento de Rede da Seduc, Silvana Morais.

Após a confirmação no site, pais ou responsáveis devem comparecer à unidade de ensino a qual solicitou a matrícula, preferencialmente em até 72 horas, para entrega de documentação e confirmação da matrícula. As aulas estão previstas para iniciar no dia 27 de janeiro.

Pronta para iniciar a 3ª série do Ensino Médio, a estudante Nathaly Silva aguarda ansiosa para o ano letivo 2025. "Eu estou muito ansiosa e nervosa pelo fato de ser uma escola nova e também ser algo totalmente diferente do que eu estou acostumada. Eu nunca tive a oportunidade de estudar em uma escola de tempo integral e agora vou ter. A escola fica perto da minha casa e eu acredito que vou me adaptar e me acostumar muito rápido. Acho que vai ser uma experiência ótima para mim. Eu já fui conhecer um pouco a escola e eu adorei tudo, toda a estrutura, tudo. Eu acho que vai ser muito bom", finalizou a estudante que busca estudar na Escola Estadual de Tempo Integral Antônio Teixeira Gueiros, em Ananindeua.

Fonte: Agência Pará