Pix, débito e crédito: entenda projeto sobre pagamento de passagem de ônibus, em Belém

O objetivo é modernizar o sistema de pagamento dos ônibus, aumentando as possibilidades no ato do pagamento e reduzindo as dificuldades no caso de ausência de valores em espécie.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Publicado em 6 de janeiro de 2025 às 11:51

Será implantado o pagamento da passagem de ônibus com pix, débito e crédito, por meio do sistema “Pague Flex”.
Será implantado o pagamento da passagem de ônibus com pix, débito e crédito, por meio do sistema “Pague Flex”. Crédito: Semob/Divulgação

Dentre as promessas de campanha para o mandato do prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), iniciado em 1º de janeiro de 2025, uma delas é que será implantado o pagamento da passagem de ônibus com pix, débito e crédito, por meio do sistema “Pague Flex”.

Segundo o novo prefeito, o objetivo é modernizar o sistema de pagamento dos ônibus, aumentando as possibilidades no ato do pagamento e reduzindo as dificuldades no caso de ausência de valores em espécie, neste momento em que a maioria dá preferência para pagamentos via pix. Os detalhes foram compartilhados em seu site, criado para divulgar sua campanha.

O prefeito eleito prometeu, também, não aumentar o valor da passagem de ônibus e fazer a licitação do transporte pagando subsídios às empresas de ônibus, para custear a passagem e não haver aumento da tarifa.

Ainda sobre melhorar a mobilidade urbana, Igor pretende lançar o ‘Segue o Busão’, aplicativo que vai mostrar, em tempo real, o trajeto do ônibus. Nele, o usuário poderá instalar o sistema de GPS na frota de Belém, e acompanhar pelo celular o trajeto dos ônibus em tempo real e saber quando ele vai chegar.

Os compromissos estão em seu plano de governo, enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e também foram prometidos em entrevistas, materiais e debates, durante sua campanha eleitoral.