Prefeito de Belém, Igor Normando, inicia programa Belém Limpa e anuncia implantação de aplicativo

Prefeito anuncia mutirão de limpeza de 14 canais, em Belém. Além disso, o gestor informou que vai implantar um aplicativo com dias e horários de recolhimento.

Publicado em 2 de janeiro de 2025 às 09:53

(Prefeito da cidade anunciou a limpeza de 14 canais, em Belém.)
(Prefeito da cidade anunciou a limpeza de 14 canais, em Belém.) Crédito: Talytha Reis/Roma News 

Em sua primeira ação de governo pelo município de Belém, o prefeito da cidade, Igor Normando (MDB), começou a gestão nesta quinta-feira, 2, promovendo o projeto “Belém Limpa”. A iniciativa vai contemplar pontos estratégicos da cidade, que sofrem alagamentos, por isso, o alvo da ação será a limpeza e desobstrução dos canais. Antes da execução dos trabalhos, foi oferecido um café da manhã reforçado para os servidores da limpeza públicos de Belém, no Palácio Antônio Lemos.

“Essa é a nossa primeira ação de governo, onde nós reunimos parte dos trabalhadores da limpeza da cidade. Daqui nós iremos seguir para os vários pontos da cidade onde acontecerão o mutirão de limpeza, desassoreamento dos canais, limpeza dos bueiros e conscientização da população”, pontuou o prefeito da cidade, Igor Normando.

Para o prefeito, está ação de limpeza de canais e desobstrução dos bueiros vai amenizar os alagamentos e enchentes e dar uma qualidade de vida melhor para a população. “Nós queremos entregar a manutenção da cidade o mais breve possível para a realização da COP30. Nós passamos por muitos problemas nas gestões anteriores. Agora, nós vamos fazer o enfretamento desse problema. Fazendo a coleta organizada e em dia, como a limpeza dos canais e bueiros, principalmente, fazendo com que a população se sinta participe dessa construção que é coletivo, ou seja, a população precisa fazer o seu papel, fazer o descarte regular do lixo, ter a consciência que precisamos preservar o nosso patrimônio, não pode jogar lixo nos canais, e, a partir desse momento nós vamos fazer uma série de ações que vão ser desencadeadas. Isso passa por prestação de contas, isso passa por educação. ”, explicou, Normando.

Conforme o prefeito de Belém, daqui a 30 dias haverá uma prestação de contas para a população sobre a limpeza urbana da cidade. O prefeito anunciou a implantação de um aplicativo que vai oferecer informações precisas sobre recolhimento. “Vamos fazer um aplicativo para que a população acompanhe os horários, passagem do carro coletor do lixo, os horários onde irão se encontrar as lixeiras e os containers, para descarte de lixo. Isso será feito de forma regular para a população de uma forma transparente”.

Cobertura: Talytha Reis

Texto: Thaís Portela