Prefeito Igor Normando anuncia primeiras ações da gestão municipal a partir desta quinta-feira, 2

Durante o pronunciamento à imprensa, o prefeito Igor Normando falou sobre a reforma administrativa que irá realizar na prefeitura, desde a diminuição das secretarias até um planejamento financeiro. O novo prefeito pretende enxugar a folha em 20%.

Publicado em 2 de janeiro de 2025 às 08:19

(Prefeito anunciou medidas para a administração pública) 
(Prefeito anunciou medidas para a administração pública)  Crédito: Adrielle Brito/Roma News

O prefeito de Belém, Igor Normando, destacou, no primeiro pronunciamento oficial como gestor municipal, as primeiras ações que serão realizadas na cidade. Ao lado governador Helder Barbalho e do vice-prefeito, Cássio Andrade, o gestor municipal anunciou as primeiras ações nas áreas de saneamento e limpeza de urbana, administrativa e sobre a COP 30.

O trabalho já inicia nesta quinta-feira, 2, com a operação "Belém Limpa", com ações de limpeza e desobstrução de bueiros, de redes de drenagem com uso de hidrojato e recuperação de galerias nos principais pontos críticos de alagamento.

A ação será coordenada pela Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana e vai até o dia 11 de abril. O trabalho é para evitar alagamentos em áreas crônicas e facilitar o fluxo da água. A ação também vai cuidar da identidade visual da cidade e do ordenamento.

“Vamos fazer esse grande mutirão na cidade, limpeza de canais e bueiros, mas também desencadear um projeto que vai fazer com que toda a comunicação visual da cidade seja reformulada. Então, serão feitos mutirões de limpeza, além da notificação da Equatorial para que se tire os fios que estão em postes que não estão sendo utilizados, um ordenamento total”, explicou o prefeito.

Reforma – Ainda durante o pronunciamento à imprensa, o prefeito Igor Normando falou sobre a reforma administrativa que irá fazer na prefeitura, desde a diminuição das secretarias até um planejamento financeiro. “Vamos sair de 42 secretarias para no máximo 32. E, também, vamos enxugar a folha em 20%, tendo assim uma gestão mais eficiente e com entrega de resultados. A ideia é que possamos gastar menos com a máquina pública e mais com a população por meio de serviços”.

COP - Sobre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), o prefeito Igor Normando destacou que as obras municipais vão entrar em ritmo acelerado para o evento que será no mês de novembro de 2025.

O gestor municipal, ao lado do governador Helder Barbalho, também reforçou a parceria estratégica com o governo estadual. Segundo o governador Helder Barbalho, a parceria já vai proporcionar a Belém melhoras nas áreas da saúde e saneamento.

“Estamos emanados em cuidar de Belém. Estamos à disposição do prefeito para formar parcerias, ser um parceiro. Vamos entregar o Hospital Público da Mulher no mês de março e, também, continuaremos no investimento de infraestrutura. Neste momento temos mais de 600 ruas para levar pavimentação e drenagem as áreas periféricas da cidade”, detalhou o governador.

Fonte: Agência Belém