Prelazia do Marajó diz que Dom Azcona será mantido como bispo emérito do Arquipélago

A prelazia do Marajó divulgou uma nota neste terça-feira, 26, onde informa que Dom José Luís Azcona Hermoso será mantido como bispo emérito do Arquipélago, após decisão da Nunciatura Apostólica do Brasil. O comunicado afirma que o bispo não precisa mais se “transferir da atual residência”. A data da posse...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 13:35

A prelazia do Marajó divulgou uma nota neste terça-feira, 26, onde informa que Dom José Luís Azcona Hermoso será mantido como bispo emérito do Arquipélago, após decisão da Nunciatura Apostólica do Brasil. O comunicado afirma que o bispo não precisa mais se 'transferir da atual residência'. A data da posse será remarcada e divulgada pelo Núncio Apostólico.

O Padre Kazimierz Antoni Skorki, administrador Diocesano da Prelazia do Marajó, divulgou um comunicado informado a decisão da Nunciatura Apostólica.

'Fui informado por Dom José Lonilton, bispo nomeado da Prelazioa do Marajó, que a Nunciatura Apostólica enviou uma carta para ele, comunicando que Dom José Luís Azcona Hermoso, nosso bispo emérito, não precisa mais 'transferir-se da residência na qual vive atualmente', diz o comunicado.

'Também, o Dicastério dos Bispos sugere que a data da posse canônica seja adiada e que a nova data, seja marcada com o Núncio Apostólico'.

. Crédito: .

Repercussão

Ainda neste mês, a prelazia do Marajó divulgou uma nota onde informava desconhecer o motivo do Vaticano ‘tirar’ do Arquipélago o Bispo Emérito Dom José Luís Azcona. A ordem foi enviada da Nunciatura Apostólica do Brasil, o qual solicitava que o religioso deixasse a prelazia do Marajó.

'Não recebemos da Nunciatura nenhuma notificação das motivações para tal pedido e nem mesmo detalhes. Apenas foi confirmado para nós, pelo próprio Dom José, o pedido do Sr. Núncio. Aguardamos que a Nunciatura possa nos informar sobre sua decisão, para que melhor possamos entender', diz a nota.