Reitor da UFPA orienta calouros e deixa recado aos que não se classificaram

O reitor diz que dia de divulgação de listão, é sempre um dia de grandes emoções.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 24 de janeiro de 2025 às 14:08

O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Gilmar Pereira da Silva.
O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Gilmar Pereira da Silva. Crédito: Gabriela Monteiro/Roma News

Uma manhã de muitas comemorações marcou o Centro de eventos Benedito Nunes, durante a divulgação do listão da Universidade Federal do Pará (UFPA), nesta sexta-feira (24), em Belém, capital paraense. Em entrevista ao Portal Roma News, o reitor da instituição Gilmar Pereira da Silva, diz que dia de divulgação de listão, é sempre um dia de grandes emoções e orienta os calouros sobre suas habilitações, e deixa recado aos que não se classificaram.

“É um momento de muita empolgação, de esperança, né, a gente tá trazendo jovens aqui, alguns na adolescência ainda, né, que vêm pra cá e que as famílias entregam. Para a universidade, elas entram aqui quase meninos e saem daqui lideranças, engenheiros, médicos, advogados, professores, psicólogos, a gente fica muito lisonjeado de poder acolher a cada uma dessa meninada para fazer ensino, fazer pesquisa, fazer extensão, e ajudar a construir esse patrimônio maravilhoso do povo do Pará e da Amazônia, que é a nossa parte do UFPA”, declarou Gilmar.

O reitor orienta que todos os candidatos se organizem para fazer suas habilitações e matrículas, pois além do campus Belém, ainda existem 11 Campus no Pará, sendo dois no Marajó, quatro no nordeste paraense e três no Tocantins.

Ainda segundo o reitor, neste ano, cerca de 10 mil alunos foram selecionados, em 22 municípios do estado, e este processo seletivo ofertou 7.468 vagas em cursos presenciais de graduação, acrescidas de 200 vagas reservadas e destinadas a pessoas com deficiência (PcD), sendo uma para cada oferta de curso.

Ao todo, foram 7.187 candidatos classificados, 482 vagas remanescentes, sendo 82 destinadas a pessoas com deficiência (PcD). O PS 2025 teve um aumento de 264 vagas em comparação à edição anterior. No total, 72.351 candidatos tiveram suas inscrições homologadas para concorrer a essas vagas.

UFPA NA COP 30

Gilmar Silva informou que este ano tem um diferencial para os alunos em Belém, pois a realização da COP30 vai mudar a rotina dos belenenses em todos os aspectos, e a área da educação está trabalhando para se adequar as mudanças, sem que isso interfira no conteúdo já programado para 2025.

“Esse ano vai ser um ano diferenciado, a gente tem a COOP, a meninada, durante o período da COOP a gente suspende as aulas para que todo mundo viva e dialogue sobre esse momento tão importante da vida no país e sobretudo da Amazônia, que nós estamos pela primeira vez recebendo esse evento tão importante”, relata Gilmar.

BOAS VINDAS AOS CLASSIFICADOS E RECADO AOS QUE NÃO SE CLASSIFICARAM

O reitor explicou que além da repescagem, a UFPA tem processos seletivos todos os anos, e provavelmente, ainda em 2025, terão alguns processos seletivos especiais para a educação do campo, para a equidiversidade e para estudantes estrangeiros. “A UFPA é muito viva e não pára, temos seleção o ano inteiro”, declara o reitor, que finaliza sua fala deixando um recado aos calouros e aos desclassificados.

“Queria desejar aos que estão chegando aqui muita alegria e muita disposição para se apropriar desse conhecimento todo que tem por aqui, para trazer os seus conhecimentos também, e dar um abraço afetuoso naqueles que não passaram esse ano. Ainda não tenham tudo como perdido, pois tem a repescagem, se ainda assim não for possível este ano, eu quero dizer que nós esperamos a todos eles o ano que vem, não desistam!”.