Ribeirinhos de Abaetetuba recebem certificação visando preservação ambiental

O Acordo de Pesca do Rio Maúba foi desenvolvido por meio de um processo participativo, com a colaboração das comunidades, pescadores, sindicatos, órgãos públicos e representantes da Semeia.

Publicado em 22 de dezembro de 2024 às 22:39

Equipe da Semas e representantes das comunidades beneficiadas pelo Acordo de Pesca.
Equipe da Semas e representantes das comunidades beneficiadas pelo Acordo de Pesca. Crédito: Divulgação

Comunidades ribeirinhas do Rio Maúba, em Abaetetuba, município da Região de Integração Tocantins, receberam a certificação do Acordo de Pesca no último sábado, 21, visando ao desenvolvimento de práticas sustentáveis para preservação ambiental.

O Acordo, firmado entre os municípios de Abaetetuba e Igarapé-Miri, tem como objetivo regular a atividade pesqueira na região, garantindo o equilíbrio entre a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das populações locais.

A medida estabelece um conjunto de regras claras para a pesca no Rio Maúba, representando o compromisso do governo do Estado com a gestão sustentável dos recursos naturais.

O acordo abrange uma área de 283,75 hectares e beneficia, diretamente, 310 famílias, reforçando a importância da pesca sustentável para a subsistência das comunidades na área de influência do rio.

Fonte: Agência Pará