Publicado em 7 de agosto de 2024 às 16:45
Cerca de 90 profissionais de saúde que atuam nas enfermarias dos alojamentos conjuntos da maternidade da Santa Casa do Pará participam de um treinamento sobre técnicas de higienização das mãos, relacionadas à meta internacional 5 de segurança do paciente, que é a redução dos riscos de infecções associadas aos cuidados (em ambiente hospitalar).
“O objetivo central do treinamento é a prevenção de complicações nos cuidados de saúde, ensinando sobre a abordagem padronizada de lavagem das mãos para a melhora na qualidade dos cuidados em saúde e redução do tempo de hospitalização. Assim, alertamos sobre a importância da lavagem das mãos, quando lavar as mãos e a técnica correta de lavagem e da higienização das mãos com o álcool em gel”, explica o enfermeiro Leonardo da Costa.
Para tornar a atividade mais divertida e engajar maciçamente os profissionais, o treinamento contou com a participação de um “enfermágico”, um enfermeiro que utiliza da ludicidade para prática de educação e saúde.
“A importância de utilizar esse recurso lúdico é reforçar o ensino de uma maneira bem leve nos departamentos de saúde, para os servidores e até para os pacientes. Nessa atividade estamos reforçando a lavagem das mãos através de uma dinâmica de brincadeiras, músicas e jogos, compartilhando esse conhecimento sobre uma medida acessível a todos os profissionais, acompanhantes e pacientes e que é simples e eficaz para a prevenção de infecções no ambiente hospitalar”, afirma o enfermeiro Marcos Trindade, profissional da rede municipal de saúde de Belém, que atua como o "enfermágico" no treinamento.
Os treinamentos e campanhas voltados ao incentivo da higienização são frequentes entre as ações de educação em saúde realizadas na Santa Casa e garantem que, desde 2017, a instituição registre avanços na redução de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde (Iras), resultado de uma política institucional voltada à segurança do paciente.