Publicado em 19 de janeiro de 2025 às 17:32
A Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) prossegue com a primeira etapa das obras de saneamento ambiental do entorno do canal da Avenida Visconde de Souza Franco (Doca), em Belém, um dos legados da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro, na capital paraense.
A partir de 7h de segunda-feira (20), os serviços serão executados na Rua Diogo Móia, entre a Travessa Almirante Wandenkolk e Avenida Visconde de Souza Franco, que terá o tráfego interditado em uma das faixas até às 17h do dia 10 de fevereiro.
"O trabalho de saneamento vem acontecendo em complemento à obra da Nova Doca. É um serviço que vai acabar com o lançamento de esgoto – em alguns casos, primário – no canal, até porque, com o parque linear, nós teremos as áreas de convivência. Por ser um trabalho importante, temos solicitado o apoio da Semob (Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de Belém) e do Detran (Departamento de Trânsito do Estado) na orientação do trânsito. São alterações de curto prazo, que dão segurança tanto para os trabalhadores quanto para quem transita pelo local", explica o titular da Seop, Ruy Cabral.
Área saneada - O serviço de saneamento, que visa garantir a coleta adequada do esgoto sanitário dos imóveis localizados no entorno do canal da Doca, já foi executado na Rua Municipalidade, Avenida Visconde de Souza Franco, Passagem Vila Rica, Avenida Senador Lemos, Avenida Pedro Álvares Cabral, Rua 28 de Setembro, Travessa Almirante Wandenkolk, Rua Antônio Barreto, Rua Domingos Marreiros, Rua Bernal do Couto e, agora, chega à Rua Diogo Móia.
A primeira etapa do saneamento da Sub-Bacia 4.1.1 do Una é uma obra do Governo do Pará, em parceria com o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional. O serviço será implantado ao longo da Avenida Visconde de Souza Franco, nas duas margens e ruas adjacentes, proporcionando mais saúde e qualidade de vida a quem reside e trabalha na área de influência do canal.
O saneamento do entorno do canal da Doca inclui cerca de 7.600 metros de rede coletora de esgoto; assentamento de aproximadamente 140 unidades de Poços de Visita (PV); execução de cerca de 700 unidades de ramais domiciliares; demolição e recomposição de pavimento asfáltico; construção de uma estação elevatória de esgoto e de um abrigo para gerador.