Publicado em 11 de dezembro de 2024 às 17:44
Universidade da Amazônia realiza, nesta quarta-feira (11), a abertura da exposição "(RE)encontros". Ela acontece na Galeria Graça Landeira do Museu de Arte, no campus Alcindo Cacela. A mostra é resultado de uma pesquisa feita com obras artísticas que salvaguardam a memória visual e celebram os 50 anos da Instituição de Ensino Superior. A visitação é gratuita e segue até 30 de março de 2025, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.
O acervo da mostra é composto por trabalhos de múltiplas gerações - com produções não exibidas há mais de uma década. Artistas visuais como Glauce Santos, Lise Lobato, Flávio Araújo e Danielle Fonseca são alguns dos nomes creditados na exposição. Além disso, também são homenageados os artistas professores que fazem participação especial na exposição com produções recentes, sendo eles Rosângela Britto, Sanchris Santos, Jorge Eiró, Alexandre Siqueira e Emanuel Franco.
A iniciativa de exibir as produções artísticas na Galeria foi articulada pelos alunos do 8⁰ semestre de Artes Visuais da UNAMA, sob coordenação de Mariano Klautau, professor do curso e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da UNAMA. As obras foram selecionadas por meio de levantamento de dados técnicos e históricos, seguido da produção de textos.
Segundo o professor Mariano Klautau, a exposição tem valor cultural, por valorizar artistas da Amazônia, e também caráter pedagógico, pois resulta de uma pesquisa aprofundada em que os alunos atuaram na reserva técnica. "A UNAMA tem um importante acervo de arte e ele precisa ser apreciado e pesquisado. Essa realização tem grande valor para os futuros formados em Artes Visuais. Além disso, é uma maneira de conscientizar sobre a necessidade de estudar o processo históricos das obras de artes amazônicas e de outras regiões", enfatiza.