Publicado em 17 de dezembro de 2024 às 09:12
Nesta semana, Belém será o foco das discussões sobre o mercado da animação no Brasil e no mundo. Com o objetivo de proporcionar um espaço de diálogos sobre o crescimento do mercado no setor, novas técnicas e oportunidades, o evento “Anima Belém-Mundo” conecta profissionais da Região Norte a produtores e criadores do eixo nacional e internacional, possibilitando o compartilhamento de saberes e experiências sobre o gênero do audiovisual. Os encontros ocorrem de forma online, sempre às 18h, e as inscrições podem ser feitas através do link https://encurtador.com.br/dtqx5 de forma totalmente gratuita.
Em um mundo cada vez mais repleto de opções internacionais para o consumo de produções audiovisuais através do cinema, de plataformas de vídeo e streamings variados, o consumo de animações nacionais tem se tornado um desafio cada vez maior.
Para Luiza Chedieck, uma das organizadoras e mediadoras da programação, promover o encontro entre os profissionais da animação é um dos principais objetivos a serem alcançados. “Queremos permitir que as pessoas encontrem formas de contornar os desafios do mercado, melhorando também os aspectos criativos e técnicos da cadeia de produção da animação”, explica. “A expectativa é que juntos possamos encontrar algumas saídas e respostas para a manutenção do nosso mercado de trabalho.”
Dividido em dois dias de mesa redonda virtual, o “Anima Belém-Mundo” abordará dois tópicos fundamentais para o setor da animação: no primeiro dia, o tema é “Mercado de Trabalho e Produção”, com os convidados Ítalo Miranda (Galerinha da Casa), Joice Ribeiro (Não Quero Mais Sentir Medo), Rodrigo Olaio (O Menino Maluquinho) e Beta Kruger (Tainá e os Guardiões da Amazônia). Já o segundo dia contará com a presença de Andrei Miralha (Icamiabas na Cidade Amazônia) , Brenda Bastos (Apoptosis), Walkir Fernandes (O Menino Maluquinho) e Luciana Eguti (Estúdio Birdo) para falarem sobre “Processos e Criação”.
“O mercado de animação existe na Amazônia há bastante tempo. É, inclusive, um trabalho de muita resistência. Ainda temos pouca oportunidade e pouco recurso destinado a esse setor na Amazônia. Mas as pessoas que trabalham nesse setor aqui tem muita garra e criatividade. Precisamos de mais oportunidades para continuar crescendo. O principal objetivo do evento é proporcionar um espaço de troca que possa contribuir com o crescimento do mercado de produção de animação em Belém”, comenta Chedieck.
Organizado e mediado por Luiza Chedieck, cineasta, e Thaly Chrys, animadora, a programação do Anima Belém-Mundo segue com a proposta de democratizar o acesso ao mundo das animações. O evento, a partir da troca de informações e da exposição de ideias inovadoras, fomenta a criação de obras com identidade singular e grande potência para o mercado. Os participantes podem enviar perguntas aos convidados com antecipação, por meio do formulário de inscrição. Para os apaixonados por audiovisual e animação, esta é uma programação inédita para encerrar o ano de forma inspiradora.