Publicado em 16 de dezembro de 2024 às 22:55
A Justiça do Rio decidiu suspender a reprodução da música 'Million Years Ago', de Adele, por considerá-la uma cópia da canção 'Mulheres', de Toninho Geraes. A música brasileira fez grande sucesso na voz de Martinho da Vila nos anos 1990, além de ter sido regravada por diversos outros artistas.
Victor Agustin Jaccoud Diz Torres, juiz da 6ª Vara Empresarial da Capital, também determinou a remoção da música de Adele das plataformas de streaming e compartilhamento, como Spotify, Deezer e YouTube. Caso a decisão não seja cumprida, será aplicada uma multa diária de R$ 50 mil. A canção da cantora britânica foi lançada em 2015.
O juiz concedeu a liminar solicitada por Toninho Geraes contra a Sony Music Entertainment Brasil Ltda., Universal Music Publishing MGB Brasil Ltda., Adele Laurie Blue Adkins (Adele), Gregory Allen Kurstin (Greg Kurstin) e Beggars Group. A decisão reconheceu a semelhança entre as melodias e determinou a suspensão imediata da exploração da obra considerada plagiada.
Em 2021, o advogado notificou a cantora, um compositor que colabora com ela e as gravadoras, buscando um acordo. Ele afirma que não obteve resposta e, diante disso, iniciou a coleta de provas para sustentar sua alegação.
Fonte: g1