Mateus Solano fala sobre rixa com a Globo por direitos autorais 

O ator esclareceu sobre o embate que teve com a emissora por direitos autorais da reprise de novela no canal Viva 

Publicado em 6 de julho de 2024 às 14:49

Mateus Solano
Mateus Solano Crédito: Reprodução

Nesta sexta-feira,5, Mateus Solano se pronunciou sobre a polêmica envolvida entre ele e o Grupo Globo a respeito de Direitos autorais. O ator cobrou publicamente os direitos autorais à emissora após o anúncio da reprise da novela 'Viver a vida', no canal Viva. O artista conta que isso envolve toda a classe artística e que eles tem procurado alternativas para a Lei de Direitos autorais, em busca de respeito aos trabalhadores do audiovisual. 

" A questão dos direitos autorais não é centrada numa única empresa do audiovisual. E não é só minha. É toda uma classe artística que vem buscando mudar a lei para que haja respeito aos trabalhadores do audiovisual na reexibição comercial" disse em entrevista ao Hugo Gloss. 

Mateus acrescenta ainda que a classe artística têm perdido muito com o advento da Inteligência Artificial. " Com o advento da inteligência artificial e a multiplicação de meios para reexibir nosso trabalho, estamos ficando para trás enquanto outros estão lucrando" continuou o ator. 

Através da assessoria de impressa, a Globo se pronunciou: " a Globo efetua todos os pagamentos referentes aos direitos autorais e conexos devidos a autores, diretores e atores, em obras reexibidas na Tv Globo ou exibidas em canais pagos e no GloboPlay, de acordo com os contratos celebrados com cada um, reconhecendo a importância da preservação dos direitos de propriedade intelectual, dos quais é uma grande defensora" concluiu