Planilha que avalia influenciadores vaza na internet: 'como foi trabalhar com esse influ?'

Influenciadores como Malu Borges e Álvaro foram os mais citados no documento supostamente criado por publicitários.

Publicado em 24 de janeiro de 2025 às 11:03

Influenciadores
Influenciadores Crédito: Redes sociais

Por Talytha Reis - As redes sociais foram dominadas por discussões em torno de um documento que ficou conhecido como "Planilha dos Influenciadores". O arquivo colaborativo que vazou na quinta-feira (23), reúne vários comentários e avaliações anônimas, supostamente feitas por profissionais do mercado publicitário, sobre influenciadores digitais brasileiros, baseados em supostas experiências de trabalho com eles. 

A repercussão foi imediata, com o arquivo compartilhado por diversos perfis, principalmente no X (ex-Twitter). O conteúdo da planilha é estruturado em seções que incluem o nome e o usuário dos influenciadores, uma nota de 1 a 10, o período de trabalho, relatos sobre a experiência e conselhos para futuros contratantes. O envio das respostas foi feito por meio de um formulário anônimo. Com a repercussão, a planilha, antes aberta para colaboração, não aceita mais respostas.

AVALIAÇÕES POSITIVAS... MAS NEM TODAS

Algumas das avaliações foram positivas, como as da ex-BBB Juliette Freire, da cantora Iza, além de Sabrina Sato, Ary Fontoura e Gil do Vigor, todos classificados com nota máxima.

Quem foi detonado?

As menções negativas chamaram bastante atenção. Influenciadores como Álvaro, Malu Borges e Gkay receberam críticas duras e detalhadas. Álvaro, por exemplo, foi apontado como alguém que atrasa as entregas publicitárias, mas consta como um influenciador que reverte bem em valores para a marca.

Segue a lista dos influenciadores para não trabalhar segundo a planilha: 

1. Camila Coutinho

Com avaliação de média três, Coutinho foi considerada “chata” e “abusiva” ao ponto de “uma ex-funcionário tentar suicídio”. O nome dela aparece pelo menos três vezes no relatório

2. Malu Borges

Malu Borges é uma das figuras mais criticadas no tal documento. Em diferentes textos supostamente escritos por quem trabalha diretamente na criação de conteúdos publicitários para redes sociais, ela é citada como "terrível" e "simplesmente insuportável".

3.Gkay

Simplesmente inviável trabalhar com ela. Extremamente difícil de lidar e não cumpre absolutamente nada do que está estipulado no contrato assinado, mesmo com insistências, apelos e até ameaças de processo. Não demonstra nenhuma preocupação ou responsabilidade. Além disso, é mal-educada, grosseira e apresenta uma postura arrogante, como se estivesse acima de tudo e todos.

4. Jojo Todynho

Grossa, não estuda briefing, grita, ofende, precisa ser convencida a seguir briefing e direcionais. Não vale o buzz que causa

5.Blogueirinha

Desesperador!!! Tudo precisa ser do jeito da gata e a equipe dela não ajuda em nada, só complicam ainda mais o que já foi alinhado e combinado em briefing. Se for depender dela pra entregar, esperem algo bem mais ou menos e se for ter qualquer set com ela.... Preparem-se pra pagar extra de locação e equipe. 

6.Xamã 

Terrível. Ele é extremamente complicado. O influenciador nao cumpre prazos, os conteúdos produzidos são de péssima qualidade e os conteúdos produzidos são de péssima qualidade e extremamente amadores e ele nao se compromete com a campanha e com datas. 

Menções positivas: 

Entre as menções mais positivas, destacam-se nomes como Juliette, Iza, Sabrina Sato, Ary Fontoura e Gil do Vigor, todos avaliados com nota 10. Eles foram descritos como profissionais exemplares. No caso de Gil do Vigor, o relato aponta que, apesar de ser inicialmente tímido,  ele logo se solta e conquista a todos com sua simpatia e atenção aos detalhes.

1. Gil do Vigor

No começo ele é meio tímido, mas vai se soltando e conquista todo mundo no set. É empenhado, prestativo e atencioso. Vale cada centavo cobrado, pois entrega qualidade e simpatia.

2.Anitta

Surreal nas entregas. Melhora o briefing todas as vezes e faz entregas muito boas. Vale demais o valor que se paga. Hoje preferimos apertar o budget do cliente pra contratar uma Anitta do que uma Luísa ou Ludmilla que tem entregas fracas e preguiçosas.

3.Rica de Marré

MUITO QUERIDAAAA! Extremamente acessível, atende todo mundo que quer tirar fto, gravar vídeo etc.. Segue PIAMENTE o briefing, tem um retorno MARAVILHOSO (principalmente pra moda). Presença em eventos também é perfeitaaaaaaa!

4. Ary Fontoura 

Incrível! O Ary é um querido, sempre entrega o conteúdo com muita qualidade e topa várias ideias diferentes. O Rodrigo, assessor, também é super prestativo. 

5. Juliete 

Trabalhei com a Juliette na metade de 2024 para publi de uma marca. Quando ela chegou ao set de gravação, todos que estavam presentes ficaram chocados com a dedicação e carinho que a artista teve com todos que estavam lá. Ela basicamente ficou horas conversando com toda a equipe, super amigável. No final tirou foto com cada um e ainda deu um ingresso do show dela de São João para um fã que estava esperando ela na saída.