Publicado em 6 de novembro de 2024 às 15:04
Na última quinta-feira de outubro, 31, o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Radamés Lattari, confirmou que o Brasil sediará uma fase da Liga das Nações (VNL) em 2025.
Durante entrevista ao Basticast, o gestor afirmou que as partidas do campeonato mundial ocorrerão no Rio de Janeiro, mais precisamente no Maracanãzinho.
Radamés Lattari não especificou se o país receberá a competição tanto feminina quanto masculina, assim como ocorreu em 2024. Também não forneceu a data em que o público brasileiro terá a oportunidade de assistir ao vivo à VNL em um dos santuários do voleibol.
O líder da organização máxima do voleibol também sugeriu que Brasília pode ser a sede da VNL em 2026.
“Em seguida ao sucesso do Pré-Olímpico, realizamos a VNL. No próximo ano, a VNL estará presente aqui. Com certeza, em 2026, será em Brasília. Temos buscado constantemente negociar com os governos, pois, se dependermos apenas da nossa força, não conseguiremos”, disse o presidente.
Novo Formato
No próximo ano, a quantidade de seleções que participarão da VNL passará de 16 para 18. Os times serão divididos em três conjuntos de seis e competirão em 12 jogos durante três semanas de competições. Cada chave será jogada em um local específico. No término da fase de classificação, os oito melhores times passarão para a fase de mata-mata.
Segundo a Federação Internacional de Vôlei (FIVB), durante o torneio, os atletas terão uma semana adicional de descanso. Para Radamés Lattari, isso não é tão atraente, já que a CBV tem que gerir valores elevados.