Publicado em 2 de janeiro de 2024 às 09:46
A 54ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, terá início nesta terça-feira, 2, e vai até o dia 25, data do aniversário da capital paulista. O palco da decisão ainda está indefinido por conta das obras no Pacaembu.
São 128 equipes distribuídas em 32 grupos – quatro em cada. As sedes (todas no Estado de São Paulo) são: Alumínio, Araraquara, Assis, Bálsamo, Barueri, Bebedouro, Catanduva, Cravinhos, Diadema, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Itapira, Itaquaquecetuba, Jaú, Leme, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Porto Feliz, Salto, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Paulo, Suzano, Taubaté, Tietê, Tupã.
Todos os 26 estados mais o Distrito Federal têm representantes. Somente o Estado de São Paulo tem 53 equipes, o que corresponde a 41,4% do total.
SporTV, Cazé TV e os canais do Paulistão e do Futebol Paulista vão dividir as transmissões de todos os jogos.
As equipes se enfrentam em turno único dentro das duas respectivas chaves. As duas primeiras colocadas após três rodadas avançam à segunda fase. São critérios de desempate em caso de empate no número de pontos: 1) saldo de gols; 2) mais gols pró; 3) menos cartões vermelhos; 4) menos cartões amarelos; 5) confronto direto e 6) sorteio público.
O chaveamento já está definido até a decisão. Serão jogos eliminatórias a partir da segunda fase. E com disputa de pênaltis em caso de empate no tempo regulamentar. A equipe que vencer uma disputa de pênalti até as semis garantirá um ponto extra, já que o mando de campo da final pode levar em consideração a pontuação geral.
Maiores campeões:
A competição só não foi disputada duas vezes desde 1969. A primeira foi em 1987 por decisão da Prefeitura de São Paulo. Já em 2021, a pandemia de Covid inviabilizou a realização do torneio.
Único grande de São Paulo sem conquistas na Copinha até 2021, o Palmeiras levou as duas últimas edições e terá a chance de faturar um inédito tricampeonato de forma consecutiva. Corinthians (1969/70 e 2004/05), Atlético-MG (1975/76), Ponte Preta (1981/82) e Santos (2013/14) são os outros bicampeões seguidos.