Publicado em 11 de dezembro de 2024 às 17:37
Nesta quarta-feira, 11, a Fifa revelou as cidades anfitriãs das duas próximas Copas do Mundo. Em 2030, a competição mundial ocorrerá em Marrocos, Espanha e Portugal. No entanto, haverá três partidas no Uruguai, Argentina e Paraguai, uma em cada país, como parte da Celebração do Centenário, em comemoração aos cem anos do primeiro Mundial. Em 2034, o evento acontecerá na Arábia Saudita.
No Congresso Extraordinário da Fifa, as sedes foram confirmadas. As inspeções técnicas já validaram todas as candidaturas. Aliás, foi notável que as candidaturas não encontraram competidores. Portanto, Gianni Infantino, presidente da entidade máxima do futebol, apenas seguiu o protocolo ao anunciar os locais das próximas Copas.
A Copa do Mundo de 2030 terá como sedes oficiais Espanha, Portugal e Marrocos. No entanto, três partidas serão realizadas na Argentina, Uruguai e Paraguai, com apenas um jogo em cada nação. Essas partidas são uma maneira de comemorar o centenário do primeiro Mundial, ocorrido no Uruguai em 1930.
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, marcou presença no congresso e proferiu um discurso, afirmando que aquele era "um dia histórico para o futebol", fazendo referência ao Mundial de 1930. Também se pronunciaram os presidentes das federações argentina, uruguaia e paraguaia.
A candidatura para a Copa de 2030 sugere que, na fase principal, serão realizados jogos em 20 estádios, sendo 11 localizados na Espanha, seis no Marrocos e três em Portugal, distribuídos em 17 cidades. Nove delas são espanholas, seis marroquinas e duas portuguesas, Lisboa e Porto.
Em 2034, a competição acontecerá na Arábia Saudita. Na verdade, o país era o único na disputa para sediar o Mundial. No entanto, a candidatura é alvo de críticas de entidades internacionais de direitos humanos, que exigem que a Fifa não organize o torneio no território nacional. Por exemplo, a Noruega apresentou uma reclamação formal sobre a escolha.
No entanto, mesmo assim, a Fifa escolheu a Arábia Saudita como sede. A nação sugere partidas em 15 estádios localizados em cinco cidades do país (Neom, Jidá, Abha, Riade e Al Khobar). O estádio King Salman, localizado em Riade, foi selecionado para sediar a partida inaugural e a final.