FPF planeja utilizar o VAR no Parazão 2025; testes são realizados

O jogo utilizado para a experiência foi entre Real Naval e Fonte Nova, válido pela 5ª rodada do Parazão Sub-17, no CEJU, em Belém.

Publicado em 22 de novembro de 2024 às 11:12

FPF iniciou os testes em categorias de base - 
FPF iniciou os testes em categorias de base -  Crédito: Divulgação

A Federação Paraense de Futebol (FPF) deu um importante passo rumo à modernização das competições estaduais ao realizar, na última quarta-feira, 20, o primeiro teste de aplicação do VAR (Árbitro Assistente de Vídeo) em uma partida do Campeonato Paraense. O jogo utilizado para a experiência foi entre Real Naval e Fonte Nova, válido pela 5ª rodada do Parazão Sub-17, no CEJU, em Belém.

A arbitragem contou com a árbitra Gleika Pinheiro, auxiliada por Márcio Gleidson e Nayara Lucena, enquanto Olivaldo Jr foi o quarto árbitro. Na sala de controle do VAR, estavam Fernando Thor e Luis Diego. Segundo Fernando Castro, presidente da Comissão de Arbitragem da FPF, o teste é um marco para a evolução da arbitragem local e busca capacitar os profissionais para atuar em competições nacionais e futuras disputas estaduais com tecnologia.

O calendário oficial do futebol paraense de 2025 inicia no dia 12 de janeiro, com a final da Supercopa Grão-Pará entre Paysandu e Tuna. Na sequência, o Campeonato Paraense começará no dia 18 de janeiro, com previsão de término no dia 30 de março. O sucesso nos testes do VAR pode significar a inclusão do recurso nas partidas profissionais do próximo Parazão, um avanço importante para a arbitragem e o futebol local.